café com cacau sobremesa

Um evento com muito sabor. Assim pode ser definido do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, que acontece de 25 a 28 de julho, na cidade turística da Costa do Cacau. Ao todo participam42 estabelecimentos, com 50 pratos participantes e chefs renomados que são desafiados a usar a criatividade na elaboração das iguarias que, obrigatoriamente, devem conter ingredientes da agricultura familiar da região. No sábado, um show da cantora Maria Gadú que vai movimentar um dos destinos mais badalados da Bahia.

 

Chef Marly Brito

Chef Marly Brito

Esta é a sexta edição do Festival que tem como objetivo valorizar a agricultura familiar, gastronomia de raiz e roteiros gastronômicos nos restaurantes da cidade. O evento conta com Circuito Gastronômico na orla de Itacaré, Feira Gastronômica, Armazém do Chocolate e produtos regionais, Cozinha Show com chefs convidados, feira da agricultura familiar, feirinha de artesanato e economia criativa e lançamento dos roteiros gastronômicos.

 

 
Na orla de Itacaré, a abertura oficial da Cozinha Show, dia 25, quinta-feira, contará com o Chef Ícaro Rosa (Restaurante Jiló) que ensinará a fazer salada de palmito pupunha com aratu. Na sequencia o chef Clécio Campos (Restaurante Itacarezinho) mostra a Arraia grelhada na manteiga escura, com fettuccine de pupunha fresca, picles de maxixe e creme azedo. A chef Marly Catarina (Restaurante Café com Cacau) ensina como fazer o Filé à moda da casa e banana tropical.

 

 

No dia 26 (sexta-feira), a abertura será com a Cozinha Kids com a chef Faby Ferraz que ensinará a pizza brownie com doce de leite. Do Ecoporan Hotel vêm os chefs Chef Lelo & Paulo Pinto que farão Camarões com flor de bananeira. O beer sommelier Eduardo Carvalho Larangeira ensinará a harmonizar cerveja puro malte. O chef Pedro Sobral (SENAC) fará o Filé de Peixe ao Molho de Açaí com Leito de Ora Pro Nobis e Purê de Banana da Terra com Limão Rosa. O dia termina com o chef Henrique Cruz (Brasa Burguer – Salvador) e seu Hambúrguer Camembert.

Maria Gadu

Maria Gadu

O sábado da Cozinha Show terá como destaque o chef paulista André Otero. Cozinheiro, padeiro e confeiteiro suas habilidades conquistaram o mundo através de sua arte, palestras, aulas show vibrante. Condecorado como Discipulo de Escofier pelo “respeito a cozinha francesa” teve por três anos em Paris no Ritz Hotel e embaixada do Brasil. Graduado nas melhores escolas no mundo deixou sua passagem pelos USA nas redes New York Plaza e Hotéis Biltmore Los Angeles e Miami.

 

 
Participou dos maiores eventos do mundo em gastronomia como Le Etoile de Mougins em Mônaco. Graduado em gastronomia é coordenador da Rede Iga Instituto Gastronômico das Américas que tem 130 escolas em cinco países. É formado em cozinha intermediaria e pâtisserie na escola Cordon Bleu. Cursou em Nova Iorque no Culinary Institute Of America, quando participou do continuing education em pâtisserie and bread baking.

 

 

Oficina Merenda Escolar do SENAC abre o dia 27 (sábado). Para as crianças, Chef Meirice Rocha (Faculdade Madre Thais) fará uma apresentação que une diversão e nutrição. Mais tarde, a chef ensina Hambúrguer de Frango Cordon Bleu. A chef Jô (Terra Boa) fará Moqueca de Taioba e Camarão ao Molho de Hiscos Frescos. Chef Joaldo Faria (SENAC) dará receitas de drinks tropicais.
O ultimo dia da cozinha show (28 – domingo) será aberto com o chef Frederico Zoppas (Consultor Gastronômico) que ensina a fazer um almoço divertido para crianças. Creme de crustáceos, abóbora cabotiá e mascarpone será a opção de chef Paulo Melo (Projeto Ecozinha). Chef Damiano Maggiotto & Sub Chef Josivaldo ”Nena” dos Santos (Txai Resort) dão receitas de frutos do mar, assim como Júnior França que investe nos pescados. Chef Leleco (Restaurante Empório Bahia) fecha a programação com o resgate aos ingredientes locais.

 

 
Entre os restaurantes participantes estão nomes como Banana´s Café Gourmet, Cabana Corais, Coco Pimenta Gastro Bar, Espaço Brasil Restaurante, Itacaçaí, Itacarezinho Restaurante, Restaurante Sabores da Terra (Hotel Ecoporan), Restaurante Manga Rosa, Restaurante Sabores da Bahia, Txai Resort e Terra Boa Hotel Boutique, com opções que variam de R$ 7 a R$ 90.
O evento tem opções para abrir o apetite como Tapioca Retada: Tapioca na cerveja escura, com carne do sol acebolada, queijo coalho e vinagrete à moda, Bondiola Braseada: Copa de lombo braseado, no pão sírio com maionese de horseradish, picles de ameixa e requeijão baiano, acompanhado de geleia de abacaxi e anéis de cebola e Nordeste tropical: Esfiha com massa tradicional, mussarela, carne seca, alho poró e abacaxi com canela.
Para quem tem mais fome opções como File à moda da Casa: Filé mignon ao molho de cebola caramelizada, acompanhado com arroz negro, farofa de cenoura refogada com óleo de coco, batata frita caseira, e mix de pimentas com tomates, Peixe Raízes: Filé de peixe grelhado com creme de jenipapo acompanhado com musseline de cará roxo e redução de beterraba e Filé Aldeia Especial: Filé de peixe ao molho chutney de manga, guarnecido de risoto de pupunha fresca com castanha de jaca.
De sobremesa é possível escolher entre Brownie com Sorvete e Geleia de Cupuaçu: Brownie com cobertura de chocolate e nibs de cacau, acompanhado com sorvete e geleia de cupuaçu, Cacau-Pimenta: Bolo de cacau com café, mousse de laranja cobertura de pimenta com chocolate, Banana Tropical: Banana caramelizada com coco desidratado, acompanhado de sorvete de creme e Maracaxi Show: Sorvete de coco e tapioca servido no abacaxi, com pedaços de abacaxi flambado e com calda de maracujá, regado com castanhas e raspa de limão, entre outros.
Não foram esquecidas opções para beber. Prainha: Coquetel de manga, limão, gengibre, curaçau blue e vodka, Coco Bahia Virgem: Drink à base de coco, limão e leite condensado e Cacauroska da Pituba: Coquetel na cabaça do cacau à base de vodka e creme de cupuaçu,são drinks que estão no festival.
O evento ainda conta com pratos como Camarão Ouriçado: Camarão empanado na tapioca com vatapá de ouriço e molho lambão, Acarajé Mississipi: Bolinho crocante de siri catado, arroz ao perfume de cidreira, salada de couve, rúcula, manga, melancia, cebola marinada no açúcar, acompanhado na manteiga de limão, molho agridoce picante e vinagrete de cacau e Pizzas Brotinhos de Banana: Mini-pizzas de flores de banana verde cobertas com queijo com molho barbecue e opções de frango, camarão, jaca, carne seca.
Segundo o prefeito de Itacaré, António de Anízio, “o Festival Gastronômico se consolida como um dos mais importantes eventos de gastronomia da Bahia e este ano o evento terá grandes shows musicais, além da Feira Gastronômica que foi sucesso no ano passado, fortalecendo a gastronomia e o turismo local”, afirma.
Uma roda de conversa foi marcada para o dia 28. Com o tema Agricultura familiar e sua importância produtiva e econômica para o município de Itacaré, o encontro abordará temas como Programas sociais da secretaria de agricultura, aquicultura e pesca, Associativismo e cooperativismo na agricultura familiar, Potencialidades da Aquicultura e pesca no município de Itacaré, Itacaré e sua vocação para o turismo rural e Entrega de Cefir (Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais) pelo Secretário Estadual de meio ambiente, João Carlos Oliveira da Silva.
A sexta edição o Festival Gastronômico Sabores de Itacaré trará à cidade Maria Gadú. No dia 27 de julho (sábado), a cantora apresenta seus sucessos. No palco, a artista apresenta composições de sucesso como Shimbalaiê, Bela Flor, Dona Cila, e canções que fazem parte da sua vida como A História de Lilly Braun, de Chico Buarque. Os artistas da terra e região também estarão no palco do Festival com shows de Padre Edinaldo, Banda Espartas, Marcos Abaga, Trio Baianado, Laís Marques, Reginaldo Natureza, Rodney Roque, Banda Bruta Raça, Ronara Criola e Grupo Rayô.
O evento é uma realização da Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e tem o patrocínio da Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural por meio da CAR Governo da Bahia. O Festival tem o apoio do Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré, Faculdade Madre Thais, IGA – Instituto Gastronômico das Américas, Ertour, SENAC e da Cervejaria Eisenbahn.