jcDurante uma reunião na Uesc, com secretários e técnicos municipais, o coordenador do Consórcio Litoral Sul, Luciano Veiga, e representantes do SETAF/ SDR/ BAHIATER – LITORAL SUL e INEMA, o secretário de Meio Ambiente João Carlos Oliveira, se comprometeu em criar uma ação conjunta para a regularização do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR).

A ideia, segundo o coordenador do Setaf/Bahiater, Marcos Vinícius é formar um grupo de trabalho entre os secretários para levar as demandas ao titular da Sema. Nesse sentido, os servidores municipais estarão se reunindo nos próximos dias na sede da Amurc para elaborar um documento com as principais demandas do Cefir para entregar ao secretário João Carlos.

O secretário apresentou uma pauta positiva do meio ambiente, com a proposta de construir um conselho de sustentabilidade, planejar o bioma e as unidades de conservação e reafirmou o compromisso com a Educação Ambiental. “Precisamos trabalhar o desenvolvimento econômico, mas sem perder o ponto de vista ambiental. Precisamos construir uma sustentabilidade voltada para ética na sua construção coletiva”.

Luciano destacou que o CDS-LS tem trabalhado no desenvolvimento de ações para a educação ambiental e resíduos sólidos nos municípios. Nesta quinta-feira, 11, foi apresentada a parceria firmada através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia (Sedur) para a elaboração do plano com a contratação de um consultoria de análise técnica e modelagem regional que atenderá os municípios consorciados para a regularização dos resíduos sólidos.

O final do encontro foi marcado pelo encerramento o curso de capacitação em Cefir, que contemplou a participação de instituições parceiras, bem como secretários e técnicos de 19 dos 26 municípios do Território Litoral Sul.

Assembleia da Amurc

Ainda durante o encontro, Luciano, que também é secretário executivo da Amurc, entregou o convite ao titular da Sema para participar da Assembleia da Amurc, que vai acontecer na próxima sexta-feira, 19, durante o 11° Festival Internacional do Chocolate, em Ilhéus, com presença dos demais secretários do governo do Estado e prefeitos da região.

O encontro será uma oportunidade para os secretários apresentarem aos prefeitos sobre os investimentos a serem desenvolvidos pelas suas respectivas secretarias, a exemplo da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamentos – SIHS, os Planos de Saneamento Básico e as Secretarias de Desenvolvimento Urbano – Sedur e a Secretaria de Infraestrutura – Seinfra com as seguintes pautas: estradas e aterros sanitários.