cpiUma parceria entre o Conjunto Penal de Itabuna e a Ciqprol Cursos, empresa itabunense que promove cursos profissionalizantes e capacitações em diversas áreas, garantiu a formação da primeira turma do Curso de Instalação e Manutenção em Ar-Condicionado, com 15 internos custodiados na unidade prisional. A aula inaugural foi realizada na manhã dessa sexta-feira (5), na Sala de Audiências do CPI.

O curso, com carga horária de 50 horas-aulas, visa a garantir qualificação profissional com certificação aos internos, e terá início na próxima quarta-feira (10). O instrutor, Flávio Oliveira, diz que a carga horária está dividida em aulas teóricas e práticas.

“Quem concluir o curso estará apto a trabalhar profissionalmente com instalações e manutenções em aparelhos de ar-condicionado, o que significa uma grande possibilidade de renda, tanto como empregado ou como proprietário de um negócio no ramo”, garante Oliveira.

Parceria

A parceria entre o Conjunto Penal e a Ciqprol foi viabilizada por meio da empresa Socializa – Soluções em Gestão, que operacionaliza o presídio local. Nasceu da observação do mercado, a partir das demandas por esse tipo de profissional na própria unidade.

Os internos que participarão do curso foram selecionados após avaliação da equipe multidisciplinar que atua no Centro de Educação e Ressocialização, formada por Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Assistente Social e Pedagoga. Todos foram avaliados e, após aprovados nas entrevistas, foram indicados à Direção e à Coordenação de Segurança.

“Essa é uma grande oportunidade a esses reeducandos, e todos se comprometeram a manter a disciplina, a frequência e o respeito para com os instrutores. Em breve estaremos certificando aos que mantiverem esse compromisso, e esses terão a oportunidade de recomeçar a vida com dignidade assim que saírem da situação atual”, afirmou o coordenador de Sgurança, Fábio Vivas, representando o diretor Adriano Valério Jácome da Silva.