ITABUNA 170 CRIANÇAS PARTICIPAM DE PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, NA AABB (1)

Começou nesta segunda-feira (08) e seguirá até a próxima sexta (12) na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Itabuna, o projeto “Colônia de Férias – LITERACI CONECTA: ABC EM REDE – Trilhando Caminhos para Alfabetizar Cientificamente e em Rede os Alunos da Rede Municipal de Ensino de Itabuna”. O projeto, idealizado pela professora Silvana Miranda, docente da Escola Municipal Pedro Jerônimo, é resultado direto de sua pesquisa no Mestrado em Educação, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Com o apoio da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), o projeto reúne cerca de 170 crianças, com idades entre 8 e 10 anos, do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental matriculadas em 7 escolas da rede: Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, Roberto Santos, Pedro Jerônimo, Ewerton Chaloup, Instituto Teosópolis, Maria Rosa e Vila Anália.

ITABUNA 170 CRIANÇAS PARTICIPAM DE PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, NA AABB (2)

Sempre no turno Matutino, “as crianças estão tendo a possibilidade de serem sensibilizadas para questões de natureza científica pontuadas sobretudo por obras literárias de autores do Sul da Bahia”, explicou a professora Miranda.  Para a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, “o projeto entra de maneira bastante pontuada no esforço que a SME vem fazendo para buscar os seus diferenciais no sentido de melhorar a qualidade de ensino, os índices de avaliação e o envolvimento das comunidades escolares (pais, família, professores, alunos) em novas abordagens do ensinar e do aprender”, ratificou.

Como uma experiência piloto, esta edição do projeto é voltada para a exploração da obra literária “O Menino e a Gota D’Água”, do autor Joilson Maia, de Una. O livro trata de maneira bastante lúdica do tema “Educação Ambiental”. A propósito do tema, as crianças assistiram, nesta segunda, a peça de teatro “As Bruxas do Rio”, dirigida por Malena Dória e tendo no elenco nomes como Álvaro Oliveira, Jayro Fontes, Jeferson Costa e Tati Whitaker.  Ainda na manhã de hoje, as crianças foram convidadas a uma exploração do tema através do reconhecimento de situações que deduzem a proteção ao meio ambiente, perigos à sustentabilidade e cuidados com a natureza, manipulando elementos que normalmente são descartados no meio ambiente sem os devidos cuidados.

 

Nesta terça-feira (09), a programação será continuada quando as crianças participantes do projeto participarão de um bate-papo com o autor do livro “O Menino e a Gota D’Água”. Também nesta terça, acontecerá uma oficina de confecção de bonecos fantoches e uma gincana científica.  Na quarta-feira (10), o projeto ganha ares de maior alcance e de exploração, quando as crianças farão uma observação in loco do atual estado do Rio Cachoeira, num passeio que permeará a Praça Rio Cachoeira. Os aspectos da observação e as inferências do tema serão delineados num debate que acontecerá no Plenário Raymundo Lima, na Câmara de Vereadores de Itabuna.

 

Na quinta-feira (11), os trabalhos retornam para a sede da AABB e serão continuados com a segunda etapa da gincana. Na sexta, último dia do projeto, as crianças encerrarão as atividades com experiências científicas. Os trabalhos se iniciam sempre às 8h e se encerram às 11h30min, contando com os apoios, além da prefeitura e da SME, da AABB, da Câmara de Vereadores de Itabuna e dos diretores e professores das escolas participantes, além dos assessores e diretores da SME. Informações completas sobre o andamento dos trabalhos, resultados esperados e alcançados e operacionalidade podem ser obtidas diretamente com a idealizadora, professora Silvana Miranda, através do número de telefone (73) 99939-8048.