naif

Juraci Masiero Pozzobon

 

Parabenizo os organizadores Andre e Pedro que tiveram a iniciativa de enriquecer ainda mais a cultura Artnaif, fomentando a interação entre artistas e espectadores na literatura de escritores e poetas, durante a Flip em Paraty, no dia 6 de julho.

 

Na pequena grande cidade do livro em Paraty, RJ, a maior feira literária do Brasil, mesmo com a internet o livro é a mídia que tem mais credibilidade. Aqueles que amam ler um livro, por que não amar uma nova releitura? Agora em Paraty o público terá a história da literatura de grandes escritores enriquecida com uma exposição de Arte Naif.

expo deus

Será que lemos exatamente um livro se quer por ano? E se lemos, procuramos a mensagem deixada pelo escritor na história? Assim, todo romance ou poema deve transmitir uma mensagem que vai além de simples palavras, frases, parágrafos num papel branco com início, meio e fim.

De igual forma, refletir sobre uma pintura é de extremo valor para nosso cérebro, mas também fundamental para educarmos o nosso olhar. Nós somos o que pensamos, assim que vemos o mundo no qual julgamos tudo o que nos rodeia; nossa mente é influenciada por ações praticadas no nosso modo de viver, no trabalho, nas paixões e até nas pessoas que nos aproximamos.

 

A Arte Naif evoca no espectador lembranças a infância no sítio, animais no trabalho na roça, nas festas populares, mesmo após se muda para uma grande cidade onde a pluralidade confunde.

 

A pintura como forma de expressão assemelha-se a um grande livro. Cito aqui a frase de Ariano Suassuna “O sonho é que leva a gente para frente, se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado…” Que tal extrair outra história do romance de Suassuna “Uma mulher vestida de sol?” Nesta exposição temos como exemplo de poesia visual folclórica, a pintura da artista Naif Lourdes de Deus, que conta a história do sertão pernambucano!

 

Parabéns a todos os artistas plásticos Naif que nos apresentam um livro visual enriquecedor para nossos sentidos.

 

Juraci Masiero Pozzobon