dulceO Papa Francisco presidiu, nesta segunda, no Vaticano, o Consistório Ordinário Público para a canonização de cinco Beatos, entre os quais Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce, o “Anjo Bom da Bahia”. O Papa anunciou oficialmente a data de canonização dos cinco beatos, 13 de outubro.Em Salvador, a canonização foi anunciada nesta segunda-feira, pelo arcebispo da capital e primaz do Brasil Dom Murilo Krieger. O anúncio ocorreu na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, no Largo de Roma. Ela será intitulada oficialmente Santa Dulce dos Pobres, em missa oficial no Vaticano, presidida por Francisco.

No dia 14 de outubro, será realizada uma missa na Igreja Santo Antônio dos Portugueses, em Ação de Graças. Já a missa oficial no Brasil será celebrada pelo arcebispo Dom Murilo Krieger no dia 20 de outubro, às 16h. A previsão é de que a celebração ocorra na Arena Fonte Nova.

Este é o terceiro processo de canonização mais rápido da história da Igreja. O primeiro ocorreu com o Papa João Paulo II, nove anos após sua morte. Em seguida, a Madre Tereza de Calcutá, 19 anos após seu falecimento. E agora Irmã Dulce, 27 anos após sua morte.

 

Além de Dulce, serão canonizados John Henry Newman, cardeal fundador do Oratório de São Filipe Néri, na Inglaterra; Giuseppina Vannini (Giuditta Adelaide Agata), fundadora das Filhas de São Camilo; Maria Teresa Chiramel Mankidiyan, fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família e Margherita Bays, da Ordem Terceira de São Francisco de Assis.