Produção de Cacau Cabruca Agroecológico no Assentamento Terra Vista, em Arataca

Produção de Cacau Cabruca Agroecológico no Assentamento Terra Vista, em Arataca

(Instituto Cabruca)-Não são apenas os animais que correm risco de extinção, muitos alimentos também, como o buriti, a castanha do Brasil, a baunilha do cerrado, a tainha, entre outros. A série documental “SEMENTES DO AMANHÔ tem o objetivo de resgatar a história dessas espécies alimentícias brasileiras, por meio de um olhar contemporâneo, mostrando a teia de relações humanas e ambientais que há por trás da sua cadeia produtiva.

Com 13 episódios que mostram um panorama geral de cada item nas comunidades onde são produzidos, a série apresentada por Nanda Barreto investiga a origem da extinção e guia o telespectador na descoberta da biodiversidade brasileira. Com isso, pretende provocar a conscientização das pessoas e buscar caminhos para a preservação das culturas alimentares e humanas, numa perspectiva de sustentabilidade.

Neste mês de Junho, a série fez captações de imagens e depoimentos na região sul da Bahia, para realizar o registro documental do CACAU, seus povos, cultura, história, lavoura e a biodiversidade conservada pelo sistema cabruca, implantado há quase 3 séculos na região, que é caracterizado pelo plantio do cacaueiro no sub bosque da Floresta Atlântica.

Viveiro Agroflorestal do Assentamento Terra Vista, coordenado pelo jovem agricultor Ernesto de Oliveira

Viveiro Agroflorestal do Assentamento Terra Vista, coordenado pelo jovem agricultor Ernesto de Oliveira

De acordo com Alan Mendonça, diretor e roteirista da série sobre o episódio cacau cabruca “Quando começamos a pesquisa, não tínhamos certeza se o cacau estaria na série uma vez que há divergências sobre a sua extinção. No entanto, as conversas evoluíram e decidimos que seria importante destacar as formas de produção que além de preservar são também modelos de trabalho coletivo. E a visão do Assentamento Terra Vista foi impressionante. De certa forma, a pergunta que fazemos ao longo da série é: como equilibrar a balança entre a demanda sempre urgente de produzir alimentos e ao mesmo tempo preservar a natureza? No Assentamento Terra Vista temos a resposta através de um modelo que é realmente sustentável: recuperaram uma área degradada de Mata Atlântica e alcançaram um nível de produção elevado, desmentindo a ideia de que para se produzir é preciso destruir. O episódio do cacau cabruca, dentro da nossa série, destaca os modelos de produção que devem ser preservados, difundidos e adotados em outras regiões no Brasil e no mundo. Foi justamente este modelo que salvou da extinção animais e plantas da Mata Atlântica e permitiu a evolução da comunidade, de forma justa e livre. Será, com certeza, um dos melhores episódios da série”.

Depoimento da agricultora Maria Tereza sobre a vida no campo e a produção do cacau

Depoimento da agricultora Maria Tereza sobre a vida no campo e a produção do cacau

A equipe de campo esteve neste último final de semana na região sul da Bahia, para as gravações do 12º episódio, sobre o CACAU. No município de Arataca, no Assentamento Terra Vista, e em outras fazendas e localidades, Nanda Barreto conversou com os produtores de cacau e conheceu as etapas do manejo do cacau, desde a produção das mudas no viveiro, passando pelo plantio e manejo em campo, em seguida acompanhou a colheita dos frutos, as etapas de beneficiamento da amêndoa nos processos de fermentação e secagem. Alemdestas etapas foi possível acompanhar a produção de chocolate a partir das amêndoas de cacau beneficiadas.

Processo de secagem das amêndoas de cacau

Processo de secagem das amêndoas de cacau

Para Thiago Guedes, presidente do Instituto Cabruca, a série documental Sementes do Amanhã – episódio CACAU, é oportuna para perenizar relatos históricos e culturais da região do cacau, a riqueza do seu povo, o manejo tradicional da lavoura a partir do plantio do cacaueiro e mais relevante, apresentar o cenário inovador de uma nova geração que está semeando novos rumos para a cacauicultura. O desenvolvimento de programas como a Indicação Geográfica Cacau Sul da Bahia, o Processamento e Beneficiamento de Amêndoas de Cacau, o Turismo com a Rota do Chocolate, a Produção de Chocolate tree to bar, Produção de Nibs de Cacau, o Manejo Agroecológico do Cacaueiro, o Programa Árvores da Cabruca, a tecnologia pelo desenvolvimento de Apps cabruca/cacau&chocolate, são ações, de acordo com Guedes, que “colaboram como inovação disruptiva na economia do cacau, impulsionando o desenvolvimento da região cacaueira, sendo necessário novos investimentos do setor público e privado para ampliar a escala de resultados admirados.”

Produção de chocolate tree to bar do Assentamento Terra Vista

Produção de chocolate tree to bar do Assentamento Terra Vista

Para Nanda Barreto, jornalista e apresentador da série “No Assentamento Terra Vista nós tivemos a oportunidade de conhecer toda a produção do cacau cabruca, desde a muda até o saboroso chocolate, 100% orgânico e feito com amor, sem exploração da natureza nem das trabalhadoras e trabalhadores envolvidos no processo. Foi realmente muito inspirador conhecer esta experiência de aliar desenvolvimento econômico local, justiça social e sustentabilidade. Ficamos muito gratos pela acolhida de toda comunidade e também aos pesquisadores do Instituto Cabruca e da Ceplac que nos deram uma visão mais ampla do setor, com suas potencialidades e desafios.  Este foi o décimo segundo episódios que gravamos e o que temos visto ao longo desta jornada é o papel fundamental que as comunidades tradicionais e agricultores ecológicos desempenham na conservação ambiental. É preciso valorizar o trabalho destas pessoas, que prestam incalculáveis serviços ambientais cuidando das florestas, nascentes e toda a biodiversidade dos nossos biomas”

Para Nanda Barreto, jornalista e apresentador da série "No Assentamento Terra Vista nós tivemos a oportunidade de conhecer toda a produção do cacau cabruca, desde a muda até o saboroso chocolate, 100% orgânico e feito com amor, sem exploração da natureza nem das trabalhadoras e trabalhadores envolvidos no processo. Foi realmente muito inspirador conhecer esta experiência de aliar desenvolvimento econômico local, justiça social e sustentabilidade. Ficamos muito gratos pela acolhida de toda comunidade e também aos pesquisadores do Instituto Cabruca e da Ceplac que nos deram uma visão mais ampla do setor, com suas potencialidades e desafios.  Este foi o décimo segundo episódios que gravamos e o que temos visto ao longo desta jornada é o papel fundamental que as comunidades tradicionais e agricultores ecológicos desempenham na conservação ambiental. É preciso valorizar o trabalho destas pessoas, que prestam incalculáveis serviços ambientais cuidando das florestas, nascentes e toda a biodiversidade dos nossos biomas"

Nanda Barreto  com o Chocolate Terravista

As filmagens de “SEMENTES DO AMANHÔ começaram em outubro de 2018, percorrendo diversas cidades brasileiras, nas cinco regiões do País. Antes de chegar a Bahia, a equipe esteve no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, gravando os episódios sobre o pinhão e a ostra cananeia.

Equipe da série Sementes do Amanhã; Salvio Oliveira e Kiune - Assentamento Terra Vista; e Thiago Guedes - Instituto Cabruca.

Equipe da série Sementes do Amanhã; Salvio Oliveira e Kiune – Assentamento Terra Vista; e Thiago Guedes – Instituto Cabruca.

“SEMENTES DO AMANHÔ é uma realização da Okna Produções e da TerraMar Imagens e será exibida no Canal Futura ainda em 2019. A equipe de campo é composta por Nanda Barreto (apresentadora), Alan Mendonça (diretor e roteirista), Marcelo Curia (cinegrafista e fotógrafo), Anderson Astor (diretor de produção), Lara Ely (pesquisa e reportagem para Globo Rural) e Raysa Fitsch (captação de som). Ainda no time estão Aleteia Selonk e Marlise Aude, responsáveis pela produção executiva, Veco Marques (trilha sonora), Roberto Coutinho (som) e Jonatas Rupert (montagem).