imeamAcontecem nesta terça-feira (18), nas 90 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Itabuna, as eleições para composição dos Conselhos Escolares das unidades (biênio 2019/2021). O Conselho Escolar é o principal órgão de debates, decisões e fiscalização das ações dos gestores escolares, composto pelo diretor da escola, além de um representante titular e um suplente de todos os segmentos que perfazem a comunidade escolar: professores, funcionários, alunos e pais de alunos.

 

Cada integrante só pode votar para um candidato dentro do seu segmento. E entre professores e funcionários, só podem se candidatar servidores efetivos (concursados). Nas escolas onde não houver servidores efetivos, os contratados sobre Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), servidores temporários também podem se candidatar. E nas escolas onde os estudantes não têm idade para se candidatarem (creches e escolas da Educação Infantil), o segmento “Alunos” estará representado por pais de alunos.

 

Nas escolas que só funcionam nos turnos matutino e vespertino, o pleito eletivo vai das 7h30min às 17h. Nas escolas que têm aulas também no Noturno, a eleição segue até às 21h, sendo que a apuração deve acontece imediatamente após o encerramento do pleito.   Os eleitos deverão ser empossados em até quinze dias após a divulgação dos resultados.