A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas para o concurso de vídeos educativos, direcionado aos estudantes da rede estadual de ensino. Com o tema “O protagonismo estudantil promovendo a saúde na escola”, o concurso visa a seleção e premiação de vídeos de curta metragem, abordando os seguintes subtemas: Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids; Controle do mosquito Aedes aegypti e prevenção às Arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika, entre outros); Prevenção ao uso de álcool, Tabaco e outras drogas; Promoção da alimentação saudável; Promoção da saúde ambiental e sustentabilidade socioambiental e Promoção da cultura de paz: respeito à vida e combate ao bullying na escola.

dengue
O concurso visa contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, por meio de uma metodologia ativa; estimular a realização de pesquisas, considerando a realidade do Território de Identidade no qual está inserida; e, consequentemente, a elaboração de proposições efetivas de enfrentamento das vulnerabilidades à saúde dos estudantes. Além disso, visa fomentar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças e situações de agravos, bem como estimular a produção e uso de vídeos como recursos do ensino e da aprendizagem.

 


Inscrições – As filmagens poderão ser feitas com aparelhos celulares, tablets, máquinas fotográficas digitais ou filmadoras e deverão ser gravadas em mídia de CD ou DVD. Os vídeos, com caráter educativo e de até três minutos de duração, deverão ser produzidos por estudantes regularmente matriculados nas escolas estaduais, sob a orientação de um professor, até o dia 17 de setembro. As inscrições deverão ser realizadas pelos estudantes nas unidades escolares onde estão matriculados. Os vídeos inscritos passarão por uma seleção na escola e, depois, pela etapa territorial. Cada unidade escolar poderá enviar, no máximo, seis vídeos, sendo um de cada subtema, conforme o edital.
Depois da etapa territorial, cada Núcleo Territorial de Educação (NTE) selecionará até seis vídeos que serão enviados para a Secretaria da Educação do Estado, onde uma comissão julgadora escolherá três vídeos de cada subtema. Esses vídeos serão disponibilizados para votação popular pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), no período de 13 a 19 de novembro de 2019. Como premiação serão entregues notebook para os alunos e professores e placa de menção honrosa para as escolas, como reconhecimento pelo trabalho pedagógico realizado junto aos estudantes.
O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado, Fábio Barbosa, fala sobre a importância do concurso para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Trata-se de uma estratégia pedagógica para estimular as unidades escolares a trabalhar as questões de promoção à saúde e prevenção a situações de agravo e de vulnerabilidade dos nossos estudantes por meio da produção de vídeos educativos dos quais os alunos são autores. São atividades que dialogam diretamente com o currículo da escola, que tem um papel fundamental na formação integral dos nossos estudantes. E trabalhar a temática da Saúde é o principal objetivo desta ação, que incentiva o protagonismo juvenil, através de uma ferramenta que eles têm familiaridade, que é o audiovisual”.
Acesse o edital completo: www.educacao.ba.gov. br