Festa do Divino. Tradição levou uma multidão á Olivença. Foto Clodoaldo Ribeiro.

A Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais tradicionais de Ilhéus, teve seu encerramento no domingo (8), em Olivença. O tradicional evento comunitário acontece 50 dias após a Páscoa, durante as comemorações de Pentecostes. A programação, que começou cedo, contou com alvorada e cortejo seguido de missa festiva celebrada pelo padre da diocese, Nuncio Figueiredo.

Paróquia de Nossa Senhora da Escada. Festa do Divino acontece 50 dias depois da Páscoa. Foto Divulgação.

No início da manhã, um delicioso café foi distribuído aos fiéis. A saída do cortejo dos grupos folclóricos percorreu as principais ruas do distrito com os símbolos do Divino Espírito Santo, representados pela bandeira, a pomba, o fogo e a água. O momento maior ocorreu na praça central, em frente à Paróquia Nossa Senhora da Escada, organizadora da festa.

Presente, o prefeito Mário Alexandre ressaltou a importância da festa para Ilhéus. Para ele, o comprometimento da sua gestão tem fortalecido o apoio à cidade, e fundamental para a realização do tradicional festejo. “Um momento singular da nossa cultura e da nossa fé, e a oportunidade de receber uma mensagem especial da parte de Deus.

O tema escolhido neste ano se encontra no Novo Testamento da Bíblia, capítulo primeiro de Atos dos Apóstolos, que diz: “Mas descerá sobre vós o Espírito Santo”, que ressalta o poder da terceira pessoa da Trindade Santa, na vida do fiel que crê. No último dia de homenagens foi servido um almoço especial para os devotos da zona rural.