Combinando imagens e texto emocionantes, o serviço de stream Netflix lançou nesta quarta-feira (5) o primeiro trailer do documentário “Democracia em Vertigem”, da diretora brasileira Petra Costa. O filme revela os bastidores do golpe parlamentar que derrubou Dilma Rousseff (PT) da Presidência, do processo lawfare que prendeu Lula e da ascensão da extrema-direita, na figura de Jair Bolsonaro, ao poder.

golpeSegundo descrição do próprio Netflix, o filme, que estreia no dia 19 de junho em mais de 190 países, é “um alerta em tempos de democracia em crise”.

“Neste retrato de um dos períodos mais dramáticos da história do Brasil, o político e o pessoal estão entrelaçados. Através de relatos de seu complexo passado familiar e acesso sem precedentes a líderes do passado e do presente – incluindo os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, a cineasta Petra Costa analisa a ascensão e queda desses governantes e a consequente polarização de uma nação”, diz o texto.

Filmado ao longo de três anos, “Democracia em Vertigem” ganhou destaque durante sua exibição no Festival de de Cinema de Sundance, dos Estados Unidos, em janeiro. Além de ter sido ovacionado após sua exibição no Festival, o longa recebeu excelentes impressões dos críticos presentes no evento que o descreveram como um “épico monumental”.

O documentário mostra os percalços e detalhes que circularam os eventos ocorridos entre dezembro de 2015 e agosto de 2016, revisitando alguns dos momentos mais marcantes da época e suas consequências, desde a os bastidores da polarização política que culminou no impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016, até a ascensão da extrema-direita ao poder.

As jornadas de junho de 2013, as investigações da Lava Jato, a prisão do ex-presidente Lula e a eleição de Bolsonaro compõem o cenário de uma narrativa pessoal, pincelada de referências autobiográficas e imagens exclusivas. Neste percurso, Petra indaga: O Brasil, afinal, vive uma democracia de alta intensidade ou o desmantelamento da democracia?

Com informações da Revista Fórum e do Terra