2Dezenove pesquisadores foram titulados em solenidade, nesta quarta-feira (5), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), como membros da Academia de Ciências da Bahia (ACB). Presente na cerimônia, a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, foi uma das responsáveis, juntamente com a secretária de Política para as Mulheres, Julieta Palmeira, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufba, Olival Freire Júnior, por entregar os certificados aos novos titulares.

Em seu discurso, o presidente da ACB, professor Jailson Bittencourt, lembrou que a Academia deve ser um espaço para discussão livre da ciência e seus reflexos na humanidade e no planeta. Jailson reafirmou a importância da Fapesb no estímulo à ciência e ao ensino. “A Fapesb tem um histórico invejável de contribuições através do investimento de recursos provenientes da Secti e demais secretarias e convênios com outros entes”, disse.

A secretária da Secti, Adélia Pinheiro, parabenizou os novos membros pela titulação e destacou a elevada contribuição dos mesmos para a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias na Bahia. “Cabe ao pesquisador produzir conhecimento que sustente o futuro da nossa sociedade. Papel plenamente cumprido pelos novos membros”, frisou.

A pesquisadora Ana Cristina Fermino Soares, professora titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), discursou em nome dos novos membros. Ela fez uma reflexão do momento atual da ciência no Brasil e também ressaltou o papel da Secti e da Fapesb para a expansão da pesquisa. Ana Cristina nasceu em Moçambique, cresceu em Cabo Verde, morou em Portugal e, hoje, é naturalizada brasileira.

 

Novos acadêmicos:

TITULARES

 

Ciências Exatas, Agrárias e da Terra

Ana Cristina Fermino Soares

José Luis Gonçalves de Almeida

Sebastião de Oliveira e Silva

Sandro Lemos Machado

Suani Tavares Rubim de Pinho

Vânia Palmeira Campos

 

Ciências da Vida

Estela Maria Motta Lima Leão de Aquino

Ubirajara de Oliveira Barroso Junior

Maria da Glória Lima Cruz Teixeira

Marcos Almeida Matos

 

Filosofia e Ciências Humanas

Inaiá Maria Moreira de Carvalho

Anete Brito Leal Ivo

Wlamyra Ribeiro de Albuquerque

Antônio Virgílio Bittencourt Bastos

Maria Thereza Oliva Marcílio de Souza

 

Artes

Luiz César Alves Marfuz

Clyde Wesley Morgan

 

Ciências Sociais e Sociais Aplicadas

Flávia Goulart Mota Garcia Rosa

 

JUNIORES

 

Ciências da Vida

Artur Trancoso Lopo de Queiroz