rede m iCerca de  16.700 alunos da rede municipal de ensino em Itabuna estarão iniciando as aulas do ano letivo de 2019 na nesta quinta-feira (16). A preparação do ano letivo contou com a realização da Pré-jornada, entre 8 e 10 de maio e da XXXI Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino entre 13 e 15 de maio.

Entre as novidades preparadas pela Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME), estão as reformas estruturais realizadas na Creche Ester Gomes (bairro Lomanto), na Escola Creche Pequeno Aprendiz (Vale do Sol) e a ampliação da Escola Marechal Castelo Branco (Califórnia). Uma nova sala de aula está sendo inaugurada para atender à clientela da Educação no Campo, na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101. E no Instituto Municipal de Educação Aziz Marom (IMEAM), será colocado em prática o vetor disciplinar, numa parceria firmada entre a Prefeitura de Itabuna, através da SME com a Polícia Militar da Bahia. A inserção do vetor, segundo aponta a professora Nilmecy Gonçalves, secretária da Educação, foi fator preponderante de atração de novos alunos. A escola saiu dos cerca de 700 alunos em 2018, para quase 1.100 em 2019, contando, agora, com 37 turmas, todas de 5º ao 9º anos.

Como  valorização dos profissionais do magistério, a secretária aponta ainda a concessão de reajuste linear nos proventos salariais dos professores de níveis I, II e III em 4,18%, autorizado pelo prefeito Fernando Gomes, sendo que, para o nível I, a concessão já tinha sido concedida no mês de janeiro e para os níveis II e III, no mês de abril. Também nessa perspectiva, Gonçalves destaca  a autorização para que se proceda a reserva técnica para os professores de 1º, 2º e 3º anos (um terço da carga horária de trabalho separada para o planejamento das aulas).