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Especialistas abordam atuação eficaz nas redes sociais e e-commerce

Por: Viviane Cabral

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Especialistas em Marketing digital, redes sociais e e-commerce levaram aos empresários de vários segmentos, na última segunda-feira, 6 de maio, no Palace Hotel, em Itabuna, ferramentas e práticas sobre como vender de forma segura pela Internet. Na sua terceira edição, o Digitalize-me é um evento nacional promovido pelo Sebrae, que também vai acontecer, nesta terça-feira, 7 de maio, no auditório do Sebrae em Ilhéus, das 18h às 22h.

A empresária Lorena Vasconcelos já possui uma loja física de produtos infantis (baby e kids), em Itabuna, e foi ao evento com a expectativa de levar o empreendimento para o ambiente virtual. A ideia, segundo ela é “dar mais visibilidade aos produtos, à loja, mostrar que a gente existe para a nossa região e para o mundo”.

DIGITALIZE-ME FOTOS MAURICIO MARON (31)

Para obter um e-commerce de sucesso, a sócia-proprietária da Beecom Negócios, Valéria Chaussard, iniciou o evento destacando algumas ferramentas gratuitas da internet que promovem a empresa na lista de buscas, a exemplo do Google Meu Negócio. “A ferramenta ajuda a localizar a empresa na internet e o próprio empresário pode fazer sozinho”, sinalizou Chaussard.

Para o empresário Valmerindo Barreto, que abriu uma empresa de engenharia e consultoria no mês de fevereiro, a ferramenta do Google tem sido fundamental para vender o seu serviço. Com atualizações frequentes de informações sobre o negócio, ele tem obtido um “feedeback de pesquisas sobre pessoas que estão visitando a página”.

Paralelo a esse mecanismo de vendas, muitas pessoas têm utilizado as redes sociais para comercializarem seus produtos e serviços. Para o presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm Bahia), Júlio Pegna, os empreendedores têm feito este trabalho de forma equivocada, já que as grandes empresas não vendem pelas redes sociais, mas comercializam pelo site e atraem o seu público através delas, lugar onde se constrói uma marca.

“O empresário não pode concentrar os investimentos somente nas redes sociais. Tem que ter a loja virtual para vender o produto ou serviço”, argumenta.

A escolha de uma plataforma para montar o e-commerce é o próximo passo para o empresário que já está com a empresa regularizada, tem o produto que será trabalhado, já consegue formar preço e sabe o quanto precisa vender para saber quanto ganha, além de estar informado do público que precisa mostrar o produto.

Com as informações estruturadas, o especialista em e-commerce, Elias Júnior, destaca que é o momento propício para atrair o público e trabalhar para que ele saia comprador. “Essa é a forma de atração e retenção e, a partir daí, eu começo a pensar na minha máquina de vendas. A gente foca, no primeiro momento, de tirar a ideia do papel sem custo ou o menor custo possível”, afirma.

Parceria

Durante o encontro, o gerente adjunto do Sebrae, Michel Lima, destacou que o Digitalize-me é um de grande importância para os empresários da região. “Os empresários buscam estar atentos às mudanças na internet e atender a um público cada vez mais exigente”, conta.

O seminário agregou conhecimento aos profissionais que integram o núcleo de salão de beleza do Programa Empreender. De acordo com o consultor, Valdemir Silva, através da parceria firmada com o Sebrae, “estaremos trazendo outros empresários que fazem parte dos núcleos de Padaria, Mercado e Mulheres Empreendedoras para participar de todas capacitações do Sebrae”.

Este e outros conteúdos voltados para o empresariado local serão abordados durante a programação de cursos no mês de maio.

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Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

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