Cha 04Em maratona de viagens por 25 municípios da Bahia, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, defendeu enfaticamente mais investimentos em educação e criticou a redução das verbas para as universidades, especialmente para a Universidade Federal da Bahia (UFBA): “Como vamos avançar se reduzirmos as verbas para as universidades? Especificamente, a Universidade Federal da Bahia precisa de mais e não de menos recursos. Somente vamos dar um salto de desenvolvimento se investirmos em educação”.

Leal disse que a grande desigualdade social no Brasil é resultado direto das oportunidades criadas no ensino. “quem pode, quem tem recursos, avança, enquanto os mais pobres perpetuam a pobreza por falta de acesso à educação. Todos os países que superaram a pobreza investiram muito em educação, a exemplo da Coreia”, disse hoje (02.05), em visita aos municípios de Mucugê, Andaraí, Seabra, Ipupiara e Gentio do Ouro.

O chefe do Legislativo baiano cobra explicações ao Ministério da Educação para que justifique o bloqueio de R$ 37,3 milhões para a UFBA. “É uma universidade com uma história reconhecida, pioneira, que sempre esteve na vanguarda cultural do país. É uma instituição com cerca de 40 mil alunos, em Salvador, Camaçari e Vitória da Conquista, 105 cursos de graduação e 136 de pós-graduação. No ranking de desempenho, é a primeira universidade do Nordeste e a 10ª do Brasil. Portanto, merece respeito, muito respeito”, diz Leal, que, na próxima semana, deverá se reunir com o reitor da UFBA, João Carlos Salles.

 


CHAPADA DIAMANTINA

O presidente da ALBA continuou hoje sua maratona de viagens pelo interior baiano. Esteve em Andaraí, onde foi recebido pelo prefeito João Lúcio, pelo ex-prefeito Wilson Cardoso e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Edgar Neto. Em Seabra, Nelson Leal se reuniu com empresários locais, recebido pelo prefeito Fábio Miranda, pelo vice-prefeito Marlon Leite e pelo ex-prefeito Dalvo Leite.  Seguiu viagem para Ipupiara, onde foi recebido pelo prefeito Acir Leite. Terminou o dia em Gentio do Ouro, onde se reuniu com lideranças políticas locais, sob a liderança do prefeito Robério Cunha e do vice, Alfredo Franca.