A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi destaque mais uma vez no Prêmio Benchmarking Saúde Bahia 2019. Levou o primeiro lugar na Categoria Santas Casas (Interior do Estado) e segundo lugar na Categoria Ação Social, ficando atrás apenas da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

Desde maio de 2018, a instituição vem realizando mudanças, promovendo treinamentos e criando ações para atender aos requisitos da Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

santa casa itabuna

Ao receber o selo da ONA, a Santa Casa entrará para o grupo seleto das 81 instituições já acreditadas no Brasil, sendo uma das metas do provedor Eric Júnior. “Somos a maior Santa Casa do interior do Norte e Nordeste do país, segunda maior empregadora de Itabuna que atende cerca de 3 milhões de pessoas distribuídos em 123 municípios pactuados”, destaca.

Um evento da Santa Casa que tem chamado a atenção da sociedade é o “Projeto Santa Casa nos Bairros”, uma iniciativa do então provedor, Eric Júnior, lançado em fevereiro de 2018 que mobiliza todo mês, médicos voluntários e colaboradores da instituição de diversos setores para o atendimento de saúde gratuito nas comunidades carentes de Itabuna.

O mutirão contempla o público que não tem acesso a determinados serviços de saúde pela rede pública, como consulta médica de várias especialidades, feira de saúde com teste de glicemia, aferição de pressão, teste de glicemia, informações nutricionais, fisioterapia, entre outros. Tal ação, ganhou tanta repercussão, que a Santa Casa também recebe o apoio de empresas parceiras.
Ainda falando em premiação, o gerente administrativo da Santa Casa, André Wermann, foi contemplado na categoria de melhor executivo do ano (Interior do Estado). O Prêmio Benchmarking é a maior premiação do mercado de saúde do Nordeste. Vence, no ano de referência, quem foi mais inovador, competente em práticas de gestão e que se dispôs a divulgar suas estratégias para o mercado – o verdadeiro benchmarking.