Jerp - divulgação (2)

Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), promovidos pela Secretaria da Educação do Estado, estão agitando a cena esportiva nas escolas da capital e do interior. As disputas da etapa escolar, que seguem até 29 de abril, acontecem nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), com a participação de estudantes e professores das redes públicas municipais, estadual e federal. Além da etapa escolar, serão realizadas até o mês de dezembro, as etapas municipais, polos, territoriais, zonal, regional e nacional.

A programação de 2019 está sendo marcada pela comemoração dos 10 anos do projeto. Por isto, neste ano, o JERP conta com as modalidades tradicionais como basquete, vôlei, futebol e xadrez  e, ainda, com as modalidades inovadoras, que possuem referências nos territórios e que são sugeridas por cada NTE ou unidade escolar, a exemplo da argolinha, da natação no rio e do samba de roda, que têm uma expressão cultural sem necessariamente ter uma expressão competitiva.

Nos Colégios Estaduais Professora Jane Assis Peixoto, localizado em Nova Viçosa (855 km de Salvador) e Professora Faraildes Santos, em Jequié (367 km da capital), por exemplo, estão acontecendo as competições de modalidades como Futsal, Handebol, Xadrez e Baleado. Ricardo Vilar Cruz, 19, 3º ano, do Colégio Estadual Professora Faraildes Santos, disse que sempre gostou de jogar baleado. “É um jogo muito divertido e que promove uma maior interação entre os times. Estou muito empolgado, pois o meu time foi classificado para a final dos jogos que estão acontecendo aqui no colégio”, afirmou.

A professora de Educação Física do Faraildes Santos, Cristiane Brito Matos, falou da importância dos jogos para o desenvolvimento dos alunos. “Os jogos promovem e incentivam o esporte escolar, a troca de experiências, além da aprendizagem de competências e habilidades tais como parceria, compreensão, solidariedade, superação e respeito”, afirmou o estudante.

 

O estudante Leonardo Ricardo Alves, 18, 3º ano, do Colégio Estadual Professora Jane Assis Peixoto, disse que está participando do JERP pela primeira vez. “Gostei muito da iniciativa do colégio em promover os jogos, pois é uma forma de incentivar o esporte e a termos uma vida mais saudável”, afirmou.

Segundo o coordenador executivo de projetos estratégicos da Secretaria da Educação do Estado, Marcius Gomes, os jogos são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagens dos estudantes. “Estamos comemorando os 10 anos do JERP e dentro da Coordenação de Educação Física e Esportes estamos tratando e reconhecendo os jogos dentro da política educacional para a juventude, no cenário em que pensamos nos jogos, mas também na oferta e na prática da Educação Física escolar com um ambiente adequado para o desenvolvimento do currículo e para esta relação com a juventude”, afirmou.