Com o objetivo de mobilizar para o tema Segurança do Paciente, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna adere pelo segundo ano consecutivo à campanha Abril pela Segurança do Paciente. A iniciativa busca engajar trabalhadores da saúde, pacientes e a sociedade para a melhoria contínua da qualidade da assistência à saúde.

santa casa itabuna
De acordo com a programação, já entre os dias 10 e 12 de abril, todos os colaboradores do Hospital Manoel Novaes serão treinados sobre o Plano de Segurança do Paciente e sobre a Política de Gestão de Pessoas. Este mesmo conteúdo será apresentado no Hospital Calixto Midlej Filho entre os dias 15 e 17. “Unir os dois conteúdos foi estratégico pois estaremos falando de Segurança do Paciente aliado à Segurança do colaborador, o que envolve a Segurança do Serviço de Saúde como um todo”, declarou a Coordenadora da Qualidade, Jackelinne Simões.


A programação terá sequência com uma série de Intervenções lúdicas nos postos de trabalho entre os dias 22 e 26.04. “Junto ao Núcleo de Segurança do Paciente, cada Time formado para construção dos Protocolos de Segurança fará uma ação de demonstração da aplicação prática das seis metas de Segurança, que são Identificação Segura, Comunicação Assertiva, Prevenção a Lesão e Queda, Segurança da Cadeia Medicamentosa e Cirurgia Segura”, declarou a enfermeira da Segurança do Paciente do HCMF, Juliana Braga Nunes.
Treinamento para público externo
Para encerrar a programação Abril pela Segurança do Paciente na SCMI, foi agendado o Curso Qualidade e Segurança do Paciente: uma estratégia possível, com carga horária de 5 horas e emissão de certificado. “O curso será ministrado pelo Escritório Integrado de Qualidade e Segurança do Paciente da instituição e terá como público-alvo estudantes e trabalhadores de saúde. O valor da inscrição é R$30,00 e podem ser feitas pelo telefone 3214-9142”, afirmou a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do HMN, Adriana Jovita.