hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Rota incentiva inclusão da pessoas com deficiência no mercado de trabalho

rota (2)

A Rota Transportes promoveu reunião na sede do Sest Senat, em Itabuna, com o objetivo de valorizar e incentivar a inclusão do cidadão com deficiência no mercado de trabalho, além de promover e articular ações direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. O evento contou com participação do presidente da Fundação de Deficientes do Sul da Bahia (FUNDESB), da coordenadora de RH e Qualidade da Rota, Jaciara Santos, a psicóloga organizacional Ivana Almeida, a assistente social, Cássia Fernandes, e o responsável técnico pelo serviço social do INSS, Charles Tavezani de Jesus.

 

rota (1)O encontro reuniu também o público alvo, através da Fundesb. Os deficientes auditivos foram acompanhados pela intérprete de libra, Ivanilda Santos Mendonça. Na oportunidade, a psicóloga Ivana Almeida informou que, no momento, a Rota Transportes disponibiliza três vagas para a função de cobrador, sendo que a inscrição pode ser feita por e-mail ou pessoalmente na sede da empresa, às terças-feiras, no período da manhã, no Setor de Recursos Humanos.

 

Durante a reunião, o responsável técnico pelo Serviço Social do INSS em Itabuna, Charles Tavezani de Jesus, proferiu uma palestra e esclareceu dúvidas em relação do BPC – Benefício de Prestação Continuada.  Ele explicou que o benefício assistencial não é um empecilho para as pessoas ingressarem no mercado de trabalho. “Diferente disso, a perspectiva do governo é que as pessoas realmente possam se autonomizar e deixar de receber o benefício ingressando no mercado de trabalho, à medida que elas tenham condições de exercer qualquer atividade remunerada”, afirmou.

Visita ao Centro de Controle Operacional da Rota TransportesEle falou sobre as características do beneficio e de sua concessão para as pessoas com deficiência, a fim de mostrar que, de fato, não há impedimento que as pessoas trabalhem. “Elas só não podem acumular benefício e salário”, alertou. O BPC também pode ser concedido à pessoa idosa. Para isso, o idoso deve ter atingido os 65 anos de idade, ser de baixa renda e estar abaixo da linha de pobreza. Ou seja, uma pessoa que para o mercado já não tem mais tanta inserção, nem tem tantas oportunidades.

“No caso do BPC do idoso, essa pessoa não passa por revisão, ela só tem que dar prova de vida, todo ano. Vai ao banco e diz estou viva. Aí eles vão lá e mantêm o benefício. No caso da pessoa com deficiência, ela tem que ser reavaliada todo tempo. Lógico que a pessoa com deficiência ao chegar a ser uma pessoa idosa recebendo o BPC, não precisará mais passar por essa revisão”, salientou Charles de Jesus.

 

Visita – Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de visitar a sede da Rota Transportes, em Itabuna. Conheceram o setor de manutenção, onde foram recebidos pelo gerente Carlos Sabino, e o CCO (Centro de Controle Operacional), que serve também às demais empresas do Grupo Brasileiro, onde todos os veículos são monitorados. “O nosso setor funciona 24 horas por dia, com o auxílio de 17 profissionais, que acompanham todos os carros a fim de garantir uma viagem mais segura”, explicou Adson, que coordena o trabalho de monitoramento. Nesse local, o gerente operacional Vladimir Almeida respondeu a inúmeras perguntas formuladas pelos visitantes, mostrou-lhes a ouvidoria, incentivando-os a utilizar esse serviço através do telefone 0800 284 9900 para críticas, sugestões ou elogios à empresa.

 

O presidente da Fundesb disse que o evento foi muito interessante e que o grupo que participou gostou muito. Ele acrescentou: “muita gente que estava reclamando em vão, por não conhecer o trabalho, fez elogios. E muitos dos que reclamaram agora estão satisfeitos com o que viram e ouviram. Eles ficaram contentes por conversar, pela primeira vez, diretamente com o gerente da empresa. Esperamos que não demore muito para participar de outro evento promovido pela empresa”, declarou.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
março 2019
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31