FF69ADB5-D6A0-4287-BD12-F2AD19F6961F

A Secretaria da Educação do Estado promoveu, neste sábado (23), um encontro com os diretores dos 27 Núcleos Territoriais da Educação (NTE) para discutir as ações estratégicas voltadas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. O governador Rui Costa participou do evento, compromisso que não estava previsto em sua agenda oficial

Este é o segundo encontro do planejamento em curso, realizado na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com os diretores dos NET. O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, dirigentes e técnicos da pasta também estavam presentes.

Na atividade, o governador reafirmou o compromisso com a Educação. “Eu só acredito em uma nação que tem a escola pública. Nos Estados Unidos, na Inglaterra, a maioria das pessoas estuda em escola pública pelo menos até o Ensino Médio. É isto que eu acredito como existência humana. E é por isto que estou aqui. Mas não conseguirei isto sozinho, ainda mais na dimensão que é a Educação”, disse.

Rui acrescentou que “estamos fazendo um esforço para melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes, investindo em formação, na infraestrutura das escolas, construindo uma rede de parcerias, chamando as famílias para as escolas. E o conceito é de mutirão, de uma grande mobilização para transformar a nossa rede. Esta é a minha expectativa não só como governador, mas de vida e o foco do nosso trabalho é o estudante. O que for melhor para o estudante será o melhor para nós”.

O secretário da Educação comentou sobre este momento de planejamento com a presença de Rui Costa. “É um privilégio termos o governador em um dia de sábado aqui conosco; é uma grande oportunidade. O governador tem todo o domínio da rede, já visitou 322 escolas e hoje ele está participando desta grande agenda, tratando de pessoal, formação, infraestrutura, fazendo esta construção junto conosco aqui na Secretaria, que é voltada para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes”, destacou
.
Durante o encontro, o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, apresentou estratégias para promover as políticas públicas educacionais de inclusão, com equidade sócio-étnico-cultural nos processos de ensino e aprendizagem, visando garantir o acesso, a permanência e êxito escolar dos estudantes, em todos os níveis de ensino e modalidades da Educação Básica.

Danilo falou sobre cinco eixos norteadores: inclusão escolar; formação continuada; integração comunidade-escola; regime de colaboração; e interconexão com as instituições de Ensino Superior. Outros pontos focais da abordagem foram a organização curricular e a avaliação institucional da rede educacional, por meio do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe).

*Formação continuada*

Já Cybele Amado, diretora do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação, apresentou uma proposta de formação continuada para os educadores do Estado. O coordenador de projetos estratégicos da Educação, Marcius Gomes, tratou das políticas para a juventude, incluindo o fomento às práticas esportivas nas escolas como ferramenta de aprendizagem, por meio dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp). E o coordenador dos Núcleos Territoriais de Educação, Helder Amorim, abordou o papel dos NTE como agentes de aprendizagem.

A diretora do NTE de Itabuna (NTE 05), Josefina Castro, ressaltou a importância deste planejamento coletivo. “Esse encontro foi fundamental para nós gestores, pois foi apresentada uma proposta de como deveremos trabalhar a questão da avaliação para que a gente potencializar a aprendizagem dos nossos alunos. Outro aspecto importante destacado foi a capacitação que o IAT está propondo, envolvendo a parceria com os núcleos e a escuta com os coordenadores e professores. Isso é essencial. Além disso, a gente fica muito feliz pelo governador priorizar a educação”, afirmou.

*_Fotos: Emerson Santos/Secretaria da Educação do Estado_*