Ana Iguana… é goianense

jm 1

Juraci Masiero Pozzobon

         Ana Iguana se lembra desde pequena amava desenhar, onde ela fosse tinha uma prancheta com lápis na mão disse.

O seu despertar para a arte foi aos cinco anos, Ana lembra como se fosse hoje. A família toda sentada no banco da igreja, conta com dois irmãos a mãe e o pão. Como disse leva junto o material e assim começou desenhar seu pai de perfil sentado no banco. Quando o culto acabou a mamãe ficou impressionada com o trabalho da filha Ana, sem prestar atenção no culto. Sua mãe começou a mostrar o desenho por ela feito. Sempre teve o incentivo da mãe desde leitura e começou a comprar o material (revistas, livros de desenho e livros de arte).

jm 2  Ana nunca se encaixou muito bem na escola, não tinha amigos até o 6ª série, tinha alguns problemas com a escola e sempre pedia transferência para outra. Quando tinha trabalhos ou provas, ficava desenhado nos cadernos e os deixavam todos coloridos, não gostava de tarefa em casa, mas gostava de seminários de história, ética e ciências. Tinha muitas atividades, como música, ballet, ginástica rítmica, tudo o que se refere a arte ela é apaixonada.

Escreve muito, assim pôe seus sentimentos para fora. Ai foi para o ensino médio e teve que deixar todas as atividades paralelas, pois estuda  em dois períodos. Não ia lá muito bem nos estudos, ai foi que a mãe percebeu que não era esse caminho e decidiu procurar um curso de artes, no Basileu França, um curso técnico profissionalizante em arte visuais, desenho e pintura, foi ali que se encaixou, Ana quis ser Artista Plástica. Passou alguns meses em Albuquerque com a família e trabalhou como voluntária com atividade em arte terapia despertou a estudar sobre inclusão. Ana tem um pontinho de escritora, escreveu um livro infantil que está para publicar.

 

jm 3

Ana voltou a Goiânia e terminou os estudos e voltou também no curso no Basileu França e se formou em 2017. Ela aprendeu e usa varias técnicas: desenho, gravura, aquarela, lápis de cor, modelagem com argila, painéis de cerâmicas, poesia, mercado artístico, pintura a óleo e outras…

Ana PE apaixonada pelo reptil Iguana, em 2015 começou chamar se Ana Iguana, casou muito bem com os temas que aborda nos seus quadros, ligando o homem – natureza, o homem faz parte também desse ambiente terra. Suas obras falam dos seres vivos, da vida, ela é espontânea indo do fantástico e ao lúdico, transmitindo a importância dessa conexão, respeitando mutuamente. Com varias técnicas se policia, que o hibridismo é natural entre plantas e animais que trabalha desde o inicio de sua carreira.

jm 4

Ana Iguana fez inúmeras exposições apesar da pouca idade. Por enquanto trabalha só aqui no Brasil.

Por ser ainda muito jovem Ana Iguana, tem talento para voar longe.

juraci maziero Juraci Masiero Pozzobon, Bacharel em Artes plásticas na UNIC – Cuiabá,

Graduada em Ensino da Arte pela FASIPE e Arte Terapia pela Cândido Mendes, RJ. Doutoranda em

Epistemologia e História da Ciência pela Instituição Iesla/UNTREF – Buenos Aires, Argentina.