hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Projeto da Ponte Salvador-Itaparica avança com audiência pública

aud ponte (2)

Representantes da sociedade civil conheceram o projeto do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica em audiência pública realizada nesta quinta-feira (21), no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). Composto por moradores da região e empresários do ramo da construção civil, o público também apresentou contribuições ao projeto.
aud ponte (1)O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, conduziu a audiência, com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, e outros secretários. “Até o fim de março, qualquer pessoa pode participar da consulta pública [no site da Seinfra] sobre a construção da Ponte Salvador-Itaparica e dar a opinião ou sugestão, para que a gente possa aprimorar o edital e, no segundo semestre deste ano, na Bolsa de Valores, seja aberta a proposta vencedora da licitação”, explicou Cavalcanti.
Para o secretário de Infraestrutura, além de garantir a legalidade e os anseios da comunidade, “com a consulta pública, a gente percebe se a equação financeira que está sendo montada e as garantias que estão sendo oferecidas são suficientes para que possa haver uma proposta vencedora”.


Presidente da ONG Pró-Mar, voltada para a conservação da Baía de Todos-os-Santos, José Roberto Caldas Pinto, conhecido como Zé Pescador, destacou que “o projeto é muito importante e deve ser pensado não apenas no sentido de ser um atalho entre a Ilha de Itaparica e a capital. É preciso pensar também a questão da sustentabilidade. As audiências são importantes porque dão legitimidade e reforçam o compromisso de uma obra bem executada. Então, a gente vê o projeto com bons olhos”.
Mais desenvolvimento
Já a prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda, disse torcer para “que a ponte chegue o quanto antes. Temos certeza que ela trará benefícios, como maior arrecadação e proximidade com a capital. Nós já temos visto um movimento de aquisição de imóveis. Com a ponte, temos a possibilidade de organizar a cidade de uma melhor forma”.
Segundo João Leão, em breve haverá a licitação. “Este é um grande passo, importantíssimo para o desenvolvimento econômico da Bahia. Nós vamos fazer com que 250 municípios baianos fiquem mais próximos da capital. Belmonte vai ficar 283 quilômetros mais próximo de Salvador, e Porto Seguro vai ficar 250 quilômetros mais perto”, afirmou.
O projeto
O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica criará um novo vetor de desenvolvimento no estado, beneficiando 10 milhões de habitantes em cerca de 250 municípios. Com a construção da ponte e demais intervenções viárias do projeto, a Ilha de Itaparica, o sul do Recôncavo e o território do Baixo Sul terão o crescimento socioeconômico estimulado, como ocorreu no Litoral Norte após a construção da Estrada do Coco e da Linha Verde.
Orçado em R$ 5,34 bilhões, com aporte de R$ 1,51 bilhão do Governo do Estado, o projeto abre perspectiva para que a região diretamente impactada receba, durante a concessão, investimentos públicos e privados três vezes maiores do que os recursos gastos na obra. A Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, que será a segunda maior da América Latina, terá 12,3 quilômetros de extensão e ocupará a 23ª posição no ranking mundial de pontes. (Fotos: Elói Corrêa/GOVBA)

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
março 2019
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31