Dia mundial da água no Colégio Estadual do Cajueiro -foto. divulgação (1)

O Dia Mundial da Água, celebrado a cada 22 de março, é marcado por uma série de atividades voltadas à temática, protagonizadas pelos estudantes dos colégios da rede estadual da capital e do interior. Algumas unidades escolares anteciparam as comemorações, como foi o caso do Colégio Estadual do Cajueiro, no Sul da Bahia, que promoveu, nesta quarta-feira (20), palestra sobre meio ambiente e preservação da água. Já os alunos do Colégio Estadual São Francisco, em Alagoinhas, estão envolvidos em pesquisas e debates em sala de aula sobre os cuidados com o recurso hídrico e, na segunda-feira (25), farão a culminância do trabalho, envolvendo palestras e apresentação de painéis sobre poluição e conservação da água.

Dia mundial da água no Colégio Estadual do Cajueiro -foto. divulgação (11)

As atividades no Colégio Estadual do Cajueiro prosseguem ao longo de toda a semana, com apresentações culturais dos estudantes e visitação às nascentes de ribeirões que abastecem o Rio Salgado. “Hoje, demos início às comemorações do Dia Mundial da Água com uma palestra sobre o ciclo da água, ministrada pelo representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Cochise Assis, e, até sexta-feira, os nossos alunos estarão envolvidos com a temática por meio de performances de teatro e de dança, assim como irão participar de debates e assistir a vídeos sobre a temática”, detalhou o diretor Fabrízio Miranda.

Durante a preparação das atividades alusivas ao Dia Mundial da Água – criado com o objetivo de alertar a população internacional sobre a necessidade da preservação desse recurso natural para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta –, os estudantes discutem, especialmente, sobre a urgência de se economizar água, conforme destaca a professora Aracy dos Anjos. “A escola toda se mobiliza e cada turma se aprofunda em uma temática. No final, todos assimilam conteúdos diversos relacionados com esse recurso vital, que é a água”, pontua a educadora.

 

A estudante Maria Clara Oliveira, 16, fala com entusiasmo sobre o trabalho de conscientização que está sendo feito no Colégio Estadual São Francisco, onde cursa o 1º ano do Ensino Médio. “Tem sido muito importante nos deparar com os estudos sobre o uso consciente da água, sem desperdício, porque é uma forma de preservar o meio ambiente, levando-se em conta que o recurso é fundamental para as sobrevivências humana e animal. Em casa, eu e minha família já fazemos a nossa parte, como por exemplo não nos demorarmos no banho e desligar a torneira enquanto ensaboamos a louça da pia”.

 

Emille Ramos, 12, 6º ano, também aborda o assunto sobre a conscientização em relação aos cuidados com a água. “Acho importante o debate em sala de aula porque a gente vai adquirindo mais consciência em relação ao desperdício da água e aprendemos a cuidar melhor do meio ambiente, como não poluir os rios. Afinal, quando sujamos as águas do rio somos nós mesmo os prejudicados”.