555E46D6-1042-47F5-AD21-A3A07870B955

A rotina diária de um governador começa bem cedo e a estudante Ana Beatriz Oliveira pôde tirar a prova disso pessoalmente. Eleita ‘governadora mirim’ pelo projeto Políticos do Futuro, a jovem acompanhou toda a agenda do governador Rui Costa, nesta sexta-feira (15).

“Ela é vencedora de um importante projeto da Justiça Federal, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. É uma menina jovem, de apenas 16 anos, que aguentou bem a correria que é normal da rotina de um governador”, ressaltou Rui.

O dia começou com um café da manhã reforçado, no Palácio de Ondina. Com 16 anos, a aluna do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professor Aristides de Souza Oliveira, localizado em Plataforma, tomou o desjejum com o governador e com a primeira-dama Aline Peixoto. Logo depois, os dois circularam por toda a área da residência oficial e o governador mostrou bichos e plantas dos quais cuida ele mesmo.5E481A00-F5A0-4C61-B8E4-2B071FF47728

Logo depois, Ana Beatriz foi com o governador para Camaçari, onde o gestor inaugurou o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e autorizou o início das obras de ampliação do Hospital Geral do município e de um sistema de abastecimento de água. À tarde, já na governadoria, a estudante despachou, do Gabinete, junto com o gestor estadual.

“Gostei de tudo, principalmente da parte que ele visitou as escolas durante a agenda, para conhecer as instalações e ver de perto as condições de cada uma delas. Me surpreendeu a simplicidade e a humildade do governador. Por isso, indico a todos os alunos da rede estadual que, se tiverem a oportunidade, participem desse projeto. É uma experiência que vale muito a pena”, destacou a estudante.

Quem também participou do dia de ‘governadora mirim’ foi o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), José Rotondano. “Essa adolescente terá na memória, permanentemente, esse dia. Chegar ao cargo de governador não é fácil e hoje, com ela vivendo essa experiência, tenho certeza de que sua mente estará imbuída de processos voltados para o bem. É uma vivência que fará bem, não só à Ana, mas para a escola, os colegas e a própria comunidade da qual faz parte”, afirmou Rotondano.

Na última terça-feira (12), Ana Beatriz foi um dos destaques do Papo Correria, programa semanal no qual o governador apresenta novidades da gestão e interage com a população baiana, por meio do Facebook. Foi durante a atividade que surgiu o convite para vivenciar a experiência de governar a Bahia, ao lado de Rui Costa.

*Políticos do Futuro*

Beatriz foi eleita ‘governadora mirim’ pelos colegas, após uma votação simulada com urna eletrônica, realizada em 2018, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (Iceia), em Salvador.

Essa votação foi promovida pelo Programa Justiça Eleitoral Itinerante, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), por meio do projeto Políticos do Futuro, que, no estado baiano, tem a parceria da Secretaria da Educação do Estado e do TRE-BA.

O projeto Políticos do Futuro objetiva despertar nos jovens o interesse para seguir essa vocação com bons propósitos e princípios, com a mente voltada aos anseios do povo e o interesse nacional, além de participar ativamente da vida política do país.