hanna thame fisioterapia animal
camara itabuna prefeitura itabuna coronavirus 155 bom petiscos livros do thame

UFSB promoverá Círculo de Leitura no Conjunto Penal de Itabuna

Como parte das atividades culturais que acontecerão no mês de março no Conjunto Penal de Itabuna, a Biblioteca do Campus Jorge Amado  da Universidade Federal do Sul da Bahia, em parceria com estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais, realizará o II Círculo de Leitura Carolina Maria de Jesus no dia 18 de março, às 08h30. Trata-se de um evento literário que envolve a leitura e discussão de Quarto de Despejo, obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, traduzida em 16 idiomas e vendida em mais de 40 países.

bja no conjunto penal3
A servidora Izadora Guedes (UFSB) conta que a atividade é tema de contatos entre a universidade e a direção do Conjunto Penal de Itabuna desde o início de fevereiro deste ano, e os detalhes finais foram alinhados em reunião ocorrida no dia 27 de fevereiro. Os preparativos incluíram visita do funcionário do Conjunto Penal, Domingos Matos, no dia 20 do mês passado para ajuste de metodologia e orientações de procedimento no presídio.

Neste primeiro encontro, a expectativa é de desenvolver a metodologia do círculo com 30 participantes dentre as internas no presídio feminino, em uma população que oscila entre 60 e 70 internas. “Caso haja uma procura maior entre as detentas, concordamos em aceitar e ajustamos uma outra metodologia para essa situação, se ocorrer. No momento, há uma lista de inscrição circulando no presídio”, explica Izadora.

Carolina Maria de Jesus foi catadora de papel e viveu na favela do Canindé, zona norte de São Paulo. Apaixonada por livros, ela alimentava sonhos e desabafava a sua realidade nas folhas de seus cadernos que foram publicadas por meio da obra “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, escrito na década de 1950. Como parte do processo de escrevivência inspirado na obra de Carolina, será proposto às internas do presídio a elaboração do seu próprio diário. A produção, bem como a participação no círculo de leitura, contará para remição da pena.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
março 2019
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31