por Eric Thadeu Souza

profa.jpgLuciene Barbosa dos Santos é professora da rede municipal de ensino em Itabuna; tem três filhas. Atua na Escola Roça do Povo, na área de  Educação no Campo. Trata-se de uma profissional dedicada e zelosa com o trabalho. Como mãe, também sempre foi muito, muito cuidadosa, protetora, carinhosa, aguerrida. Mas, eis que, nas intempéries do destino, sua primogênita, Andréia Barbosa Sousa, foi acometida por uma grave enfermidade. Em 2014, ela foi diagnosticada com problemas nos rins, problemas esses que foram piorando cada vez mais com o passar dos anos, mesmo passando por tratamentos de hemodiálise e diálise peritoneal.

Atualmente, o seu organismo já não tem mais rins em funcionamento e a sua maior esperança de vida, agora, é um transplante no Estado de São Paulo. Para que essa intervenção esteja garantida, no entanto, Andréia precisa se mudar o quanto antes para lá; quanto mais próxima ela tiver dos centros de transplante, maior será a probabilidade de sucesso da cirurgia no momento em que surgir um doador compatível.

Como ela não está podendo trabalhar, conta com a ajuda da mãe para tudo, ela precisa se deslocar para São Paulo com uma cuidadora e a família não possui os recursos financeiros necessários para custear essa estadia.

Por esse motivo, a professora Luciene Barbosa está contando com a solidariedade dos colegas de trabalho e também de vários artistas de Itabuna, que irão se apresentar num show beneficente às 14h do próximo dia 31 de março (domingo), com o objetivo de arrecadar fundos para o custeio de Andréia em São Paulo. Entre as atrações já estão confirmadas Ted Moreno, Armstrong, Silvano & Carla, Rock In Rio e Ícaro Cigano. O show acontece na sede da União dos Servidores Municipais de Itabuna (USEMI), no bairro São Caetano. O ingresso está sendo vendido a R$15.

Tanto Luciene quanto a Andréia contam com o apoio da imprensa, das emissoras de rádio e televisão, dos jornais, blogs e sites de notícias para que o valor arrecadado seja o maior possível. “A perspectiva é a de que Andréia permaneça em São Paulo por pelo menos oito meses e precisamos de ajuda nessa estadia”, explica Luciene, indicando que todo e qualquer valor ajudará nessa jornada em defesa da vida.

Os ingressos podem ser adquiridos através de contato por telefone no número (73) 98896 0439.  A professora sugere ainda que a ajuda de empresários, pessoas da comunidade, organizações da sociedade civil também são bem-vindas. Quem puder, independentemente da festa, pode ajudar com a doação de qualquer quantia através de depósitos na conta bancária da Caixa Econômica Federal, titular Andreia Barbosa Sousa, agência 0070, operação 013, conta nº 225536-0.

 

“A minha luta tem sido grande, mas a solidariedade dos colegas da Rede Municipal de Ensino veio como uma grande surpresa para mim, todo mundo está abraçando a causa”, concluiu Luciene Barbosa, emocionada.