history 6

Bagnoregio

history 1Vamos recordar os primeiros videogames da história e o nascimento dos consoles iniciando pela década de 70. Apesar de um começo tranquilo, principalmente devido a uma forma de entretenimento nunca vista antes, os mais atentos perceberam que o que eles tinham em suas mãos um dia seria capaz de se tornar uma verdadeira mina de ouro. Nos anos 70, mas precisamente 1971, Bill Pitts e Hugh Tuck, com base em um PDP-11/20 do DEC, mesmo conceito de Spacewar! Assim nascia a primeira maquina operada por moeda, veio o contato com o público em geral e o videogame foi proposto através de gabinetes que, por alguns centavos, ofereciam um jogo aos transeuntes que passavam pelas ruas.

hisrory3Em 1973 aparece o ancestral do modelo FPS, programado por Steve Colley, que tem como proposta um labirinto simples em que dois jogadores contendiam um com o outro. Chegando em 1974, Brad Fortner com Airfight, cria primeiro simulador de combate aéreo na rede, seguindo esta pegada alguns programadores no final dos anos 80, vão colaborar para a realização da famosa marca Microsoft Flight Simulator.

Em 1975, a Atari lançou a versão domestica de Pong, dai vem o Panther, jogo baseado em multiplayer, e o ADVENT. O jogo passará por várias mudanças e melhorias e, em seguida, assumirá o nome de Colossal Cave Adventure.

history 2Inicia em 1976 a segunda geração de consoles, temos o lançamento do Canal Faichild, que se tornou o primeiro console do mundo a usar um processador, e co-processadores em 6 e 64 bytes de RAM. Adicionando a isso o carregamento inovador de jogo por cartucho. Esta escolha foi tão bem sucedida que se tornou o padrão método dos jogos de carregamento para vir até a transição para o CDs introduzidos em 1994 pela Sony Playstation.

history 4O segundo evento significativo foi a controvérsia em relação aos videogames violentos. O foco em questão foi Pedestrian, Death Race, produzido pela Exidy. O jogo foi baseado em um filme de ficção chamado 2000 – A Corrida da Morte (EUA 1975) com David Carradine (Bill Kill Bill). A desconfiança dos videogames cresceu em razão da brutalidade e sua violências e, infelizmente, nunca deixou de sugeri o seu fim.
1977 surge o Atari Video Computer System (VCS) também conhecido como Atari 2600. Este sistema tornou o carregamento de cartuchos ainda mais popular. Também neste ano a Mattel produz Auto Race. Este jogo usou LEDs simples e foi o primeiro videogame portátil da história. Isso deu origem ao que hoje é considerado um campo fundamental para o entretenimento eletrônico.

history 5Em 1978, Taito lançou um verdadeiro raio azul, colocando no mercado os lendários Space Invades. Já em 1979, chega os primeiros videogames coloridos, e começaram a se tornar populares. Milton Bradley produziu o primeiro console portátil de cartucho. A Microvisão foi caracterizada por um bloco de 16×16, preto e reproduziu a um jogo bastante simples.

Noa anos 70, muitos jogos foram programados, mas criar uma cronologia é muito complicado do que se imagina, para começar, deve se notar que, durante quase toda a década, os programadores não recebiam nenhum tipo de apoio monetário, os jogos menos famosos foram, portanto, perdidos devido a sistemas desativados e danificados ou perdidos.

history 7

Para quem deseja se aprofundar na história do videogames desde o principio aos tempos atuais, indicamos o seriado do youtube: “A História dos vídeo-games”.