V Troféu Mãe Ilza Mukalê - Foto Ícaro RogersO Terreiro de Matamba Tombenci Neto recebe, nesta sexta-feira, 8 de março, a partir das 19 horas, a 6ª edição do Troféu Mãe Ilza Mukalê, que homenageará dez mulheres e instituições não governamentais da região. O evento é uma realização da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania e tem entrada gratuita.

Logo após a cerimônia, às 21 horas, o público vai poder conferir a última edição da temporada 2018/2019 do Otambí de Verão, com a Orquestra Gongombira e convidados, na Praça Dona Roxa, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto.

A programação da Semana Mãe Ilza Muaklê prossegue, nos dias 11, 12, 14 e 15 com visitas guiadas gratuitas ao Memorial Unzó Tombenci Neto. Escolas, faculdades, pesquisadores e comunidade em geral podem agendar as visitas gratuitas pelos contatos (73) 3633 – 3008/ 9 8809-3958.

No dia 12, às 19 horas, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, serão realizadas duas oficinas gratuitas, de dança afro, com Neide Rodrigues e percussão, com Marinho Rodrigues. As inscrições serão realizadas presencialmente.

O aniversário de 85 anos de Mãe Ilza Mukalê será celebrado no dia 13, às 19 horas, no Espaço Cultural Dilazenze, com show da Orquestra Gongombira e artistas convidados. A festa será reservada para amigos e família da matriarca.

A Semana Mãe Ilza Mukalê conta com apoio da Gongombira Serviços Culturais, Rede Matamba, Dilazenze e do ateliê Awô Omi, do artista plástico soteropolitano Alessandro Teixeira que, mais uma vez, assina o design dos troféus.