pim barCumprindo agenda de trabalho em Barcelona, o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, visitou o Ca l’Alier, uma antiga fábrica têxtil que foi completamente reestruturada para abrigar um Centro de Inovação Urbana e o Centro de Inovação da Cisco, no distrito de Sant Martí. O local, hoje, é uma referência mundial ligado ao conceito de cidades inteligentes, ou Smat Cities, que se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver.

“Hoje fui visitar essa boa experiência, que reúne restauração de prédios antigos e degradados com uma nova vocação para a região, integrando empresas locais, incubadoras e centros de pesquisa. O Centro oferta a possibilidade de envolver a comunidade para pensar o futuro e, no presente, criar novas formas de atividades, trabalho e desenvolvimento local”, destacou Pinheiro.

A antiga fábrica Ca l’Alier renasceu como um edifício inteligente, com emissões zero, com estratégias de auto-suficiência e gestão inteligente de recursos dedicados à promoção da inovação urbana. Além de ser um próprio protótipo, este novo prédio se tornou um laboratório de projetos de inovação aplicados às cidades, além de um espaço de reflexão e geração de iniciativas inovadoras voltadas para a melhoria da vida urbana.

De acordo com o secretário, a implantação de equipamentos como estes fortalece a interação entre município, território e Estado para se pensar o metabolismo urbano e o desenvolvimento econômico direcionado a um novo modelo de cidade. “Centros como estes contribuem na elaboração de planos diretores de desenvolvimento urbano para regiões metropolitanas, inspirados com o que existe aqui nesta região, onde fábricas abandonadas e prédios degradados foram recuperados com o surgimento de uma nova vocação econômica. Com parceria entre o poder público e iniciativa privada, há uma total recuperação das áreas, geração de novas atividades econômicas, trabalho e planejamento”, descreveu Pinheiro, que também participou, em Barcelona, do Mobile World Congress 2019 e do festival internacional de Ciência e Tecnologia Youth Mobile (YoMo).