Pôr do sol na Baia do Pontal, Ilhéus
Com alguns dos destinos de sol e praia mais famosos do país, o litoral baiano atrai turistas do Brasil e do mundo nos dias de Carnaval. No sul do estado, onde se concentram cidades como Porto Seguro, Ilhéus e Itacaré, os hotéis estão com alta ocupação. O mesmo acontece em localidades como Morro de São Paulo, situada no arquipélago de Tinharé, e na Praia do Forte.

Praia do Espelho - Porto Seguro - Foto Divulgacao-Prefeitura (7)Em Porto Seguro, onde estavam sendo esperados mais de 60 mil turistas, a ocupação hoteleira está em torno de 95%, segundo a Secretaria de Cultura e Turismo local. Além dos atrativos históricos e naturais, a região oferece o Carnaval Cultural, que tem patrocínio do Governo do Estado. Nas principais ruas e avenidas desfilam mais de 50 blocos e atrações como Cheiro de Amor, Durval Lelys e Luiz Caldas.

Em Ilhéus, que conta com 8 mil leitos, a taxa de ocupação dos hotéis projetada pelo Costa do Cacau Convention Bureau é de 100%. Pela cidade circulam cerca de 50 mil turistas, entre os que permanecem no local e os que estão apenas de passagem.

A maioria dos visitantes vem do sudoeste e oeste da Bahia, do sul de Minas Gerais e do sul do país. Não há carnaval oficial na cidade, mas manifestações pontuais e espontâneas em bairros, clubes e condomínios.

A média de ocupação prevista nos 160 meios de hospedagem de Itacaré durante o Carnaval é de 95%.  Mais de 10 mil turistas são esperados na cidade durante o feriadão carnavalesco. Destes, mais da metade são da Bahia e os demais são visitantes de estados como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Distrito Federal.

 

A programação de Carnaval em Itacaré acontece até esta terça-feira (5), na Orla da Coroinha. Dentre as atrações estão Melim, Os Travessos, Jau e Rafa e Pipo Marques. Blocos alternativos e mascarados desfilam ao som de marchinhas.  A festa tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria do Turismo do Estado/Bahiatursa.

Tinharé – No município de Cairu, Morro de São Paulo é o destaque, com turismo também em alta. A taxa de ocupação hoteleira estimada está acima de 80%, devendo chegar a 100% na ressaca do Carnaval. A média de turistas que se hospedam no arquipélago de Tinharé, que também inclui destinos como Boipeba e Gamboa, varia de 14 mil a 16 mil. Com o acréscimo do day use a variação sobe para 19 mil a 21 mil.

 

Na Praia do Forte, meios de hospedagem como o hotel Porto Zarpa e a pousada Casa de Praia estão com 100% de ocupação. A programação de Carnaval inclui desfiles de blocos, shows e bailes infantis.

 

Neste Carnaval, a Bahia recebe 2,2 milhões de turistas, que movimentam R$ 2,5 bilhões na economia do estado, segundo estimativas da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).