sebraeO novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia, Carlos de Souza Andrade, e a diretoria executiva da instituição, formada pelo superintendente Jorge Khoury, pelo diretor técnico Franklin Santos e pelo diretor administrativo-financeiro, José Cabral, tomaram posse. A cerimônia, que aconteceu na Casa do Comércio, em Salvador, contou com a presença de autoridades, empresários e representantes de entidades parceiras. Durante o evento, foram também empossados os membros do Conselho Fiscal do Sebrae Bahia: Armindo Gonzales Miranda, Almir Mendes de Carvalho Neto, Carlos Antonio Borges Cohim da Silva, Sérgio Pereira Oliveira.

Carlos de Souza Andrade, que também é presidente da Fecomércio-Ba, destacou o compromisso do Sebrae em promover o desenvolvimento e o fortalecimento das micro e pequenas empresas. “Esses empreendimentos foram responsáveis pela criação de mais de 29,5 mil empregos em 2018”, reforçou.

Ele disse ainda que, à frente do Conselho, vai trabalhar pelos interesses do Sebrae e lutar pelo seu crescimento.  “Assumindo essa postura, também estamos atuando em prol dos micro e pequenos negócios”, concluiu.

Já o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, falou sobre o desafio de ampliar ainda mais as ações da instituição. “Vivemos um novo momento e, para alcançarmos nossos objetivos, precisamos estar juntos, pois, dessa forma, vamos conseguir construir muito mais”.

Khoury afirmou também que a instituição está sempre atenta às demandas das micro e pequenas empresas, reiterando a necessidade de um atendimento cada vez mais específico para esses empreendimentos.

O diretor técnico Franklin Santos apontou que, entre os desafios para os próximos quatro anos, está o processo de transformação digital, já iniciado na instituição. “Precisamos de um Sebrae mais ‘leve’ e capaz de ampliar ainda mais a sua presença nos municípios baianos. Vamos dar continuidade a esse processo, para que possamos aprimorar nossos resultados nos próximos anos”.

O diretor administrativo financeiro, José Cabral, também falou sobre os novos desafios que o Sebrae Bahia deve encarar. “São mais de 690 mil micro e pequenas empresas existentes hoje em nosso estado. Nossa gestão continuará sendo pautada no desenvolvimento de ações que levem soluções cada vez mais qualificadas para esses empreendimentos”, disse.

Eleição

O presidente do CDE, Carlos de Souza Andrade, foi eleito no dia 26 de novembro, junto com a diretoria executiva do Sebrae, cujos membros foram reconduzidos aos cargos. Andrade assume a gestão do Conselho da instituição no lugar de Ricardo Alban, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que esteve à frente do órgão nos últimos quatro anos.

Em seu discurso durante a cerimônia, Alban falou da necessidade de ter como guia “o olhar para frente”. “Precisamos nos reinventar diante das mudanças e enfrentar os desafios juntos. Sabemos que o Sebrae Bahia vai estar preparado para esse processo de mudança e fazer ainda mais pelas micro e pequenas empresas”.

Também presente ao evento, o diretor administrativo financeiro do Sebrae Nacional, Carlos Melles, destacou a imagem construída pela instituição ao longo desses anos de atuação. “O Sebrae é reconhecido como um instrumento de educação e, dentro desse novo contexto, deverá atuar como um ‘braço’ na extensão das políticas públicas do atual governo para ações relacionadas às micro e pequenas empresas”, pontuou.

O vice-governador da Bahia João Leão, que integra o CDE por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), prestigiou a cerimônia. Na ocasião, ele chamou a atenção para o potencial e a diversidade econômica do estado, destacando regiões como a do Serrado e a Chapada Diamantina. Leão ressaltou a importância de se estimular o empreendedorismo a partir das vocações regionais.

O evento contou ainda com as presenças do presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Alex Lima, do presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Júnior, além de deputados, vereadores, prefeitos e colaboradores do Sebrae Bahia e da Fecomercio-Ba.

Conselho e Diretoria

Carlos de Souza Andrade – Baiano de Amargosa, o novo presidente do CDE farmacêutico e tem uma trajetória com atuações no comércio e na indústria farmacêutica. Ele fundou a antiga rede Estrela Galdino e as farmácias de manipulação A Fórmula, hoje com 74 unidades por todo o país em sistema de franquia. Foi sócio fundador da Indústria de Biotecnologia Farmacêutica (IB Farma), com sede no Centro Industrial de Aratu. Fundou também o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia e é diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É conselheiro titular do Sesc, Senac e da CNC no Conselho Nacional de Saúde. Atualmente, preside a Federação do Comércio, Bens Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA).

Jorge Khoury – Natural de Juazeiro (Ba), o superintendente do Sebrae tem extenso currículo com atuação em diversas instituições estaduais e municipais no estado. Engenheiro, economista e professor, Jorge Khoury Hedaye foi prefeito de Juazeiro, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e deputado federal por cinco mandatos consecutivos. No Governo do Estado da Bahia, foi secretário da Indústria Comércio e Mineração (SICM), em 1995, quando atuou como membro do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, e secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), em 2003.

Franklin Santos – Administrador de Empresas com Especialização em Gestão de Projetos (FGV/EAESP), é mestrando em Desenvolvimento Regional e Urbano (Unifacs – 2014). Franklin é funcionário de carreira do Sebrae desde 1998, tendo começado suas atividades na Regional de Santo Antônio de Jesus, como estagiário, em 1995.

José Cabral – Com experiência em cargos diretivos em empresas do setor privado, ocupou os cargos de secretário da Administração no município de Salvador, diretor executivo da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e diretor financeiro da Câmara Municipal de Salvador. Natural de Amargosa, no Recôncavo Baiano, José Cabral Ferreira é graduado em Administração de Empresas e Professor Licenciado em Contabilidade Pública.