ccjajajaOs 221 estudantes da rede estadual que já se matricularam para este semestre no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Itabuna, participam, nesta semana, de um giro de oficinas sobre os cursos que escolheram fazer. A expectativa é chegar a cerca de 500 alunos até o último dia da matrícula, 11 de março, quando começarão as atividades.

Neste ciclo, são ofertados os cursos Escrevivências; Literatura encena; Trilhas na Mata Atlântica; Dança, corpo e movimento; Robótica; Modelagem tridimensional; A arte de reciclar; Desvendando o DNA; Cosplay; Ciência fantástica dos super-heróis; English’s club; I love English; e A Medicina das plantas.

A estudante Laura Souza, 17, 2º ano do Colégio Estadual de Itabuna, já é uma veterana nos cursos do CJCC e, a cada ano, conta, se sente mais empolgada em participar das atividades. “Como estudar Inglês é importante e gosto muito de dança, sempre escolho estes cursos, mas também já fiz sobre reciclagem e fotografia, bem como o de Robótica. O CJCC tem uma metodologia diferenciada, moderna, interativa e os professores são excelentes, são parceiros mesmo. Acredito que os cursos são uma oportunidade de adquirir conhecimentos para a vida e, como são gratuitos, o acesso é facilitado para quem não tem condições”.

O diretor do CJCC de Itabuna, Denelísio Leite, destaca a proposta pedagógica dos cursos. “Temos uma pedagogia diferenciada, partindo do princípio de que o estudante que produz, melhor adquire conhecimentos. A fórmula professor escrevendo na lousa e os alunos como meros expectadores não funciona mais. Os estudantes, hoje, querem ter o prazer do descobrimento do conteúdo nas diversas áreas do conhecimento, por meio da investigação, da criatividade. E é isto que o CJCC propõe”, explica o gestor, destacando que, em março, começa o Explicaê, cursinho preparativo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Podem cursar estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio; da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e da Educação Profissional e Tecnológica. Para se inscrever, o interessado deverá comparecer à unidade do CJCC de Itabuna, localizado no bairro do São Caetano. É necessário levar cópias do comprovante de matrícula da rede estadual, do comprovante de residência, do CPF e da Carteira de Identidade.

Cada estudante pode se matricular em até três cursos simultaneamente e à medida que vão concluindo a carga horária – que varia entre 15 a 30 horas – podem optar por outros. As aulas são ministradas das 8h às 11h30min, das 14h às 17h30min e das 17h40min às 19h20min. Para cada curso e oficina são ofertadas 25 vagas.

Sobre os Centros Juvenis – Iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) promovem a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Nos centros são oferecidas diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos e oficinas realizadas de forma lúdica em ambientes interativos.