sus iosA Prefeitura de Ilhéus anunciou mais um avanço na reestruturação da rede municipal de saúde, com a liberação das cirurgias pediátricas reguladas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que estavam suspensas há mais de dois anos.  A partir deste mês, crianças e adolescentes de zero a 13 anos que necessitarem de cirurgia eletiva (tipo de cirurgia que possa ser programada) não precisarão mais sair do município.

As cirurgias serão realizadas no Hospital Vida Memorial, que mantém convênio com a Secretaria Municipal de Saúde para atendimento pediátrico de urgência e emergência. A enfermeira da Central de Regulação do município, Queila Oliveira, explica que o setor não tinha pra onde encaminhar os pacientes que necessitavam de cirurgias eletivas pediátricas.

Segundo ela, isso sobrecarregava o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “Mas agora as cirurgias serão realizadas dentro da unidade hospitalar em que a criança for atendida, isso claro é uma vitória para o município e para as crianças que aqui moram”, enfatizou.

Após passar por consulta com o médico pediatra, caso haja necessidade de cirurgia, o paciente será encaminhado ao médico cirurgião pediatra que solicitará os exames pré-cirúrgicos.  A partir daí, será marcada a cirurgia na própria unidade hospitalar. Serão oferecidas cerca de 20 consultas mensais com o médico cirurgião pediatra.