WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

fevereiro 2019
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  


A0 PÉ DA GOIABEIRA lopes

Todos mostram seu perfil, também vou mostrar o meu. Chamo-me Marcos Aparício Lins Machado de Guimarães Rosa, e, logo se percebe, não sou propriamente uma pessoa, mas uma homenagem: cada um desses nomes tem um significado para mim, mas não vou tirar de ninguém – se não o prazer, ao menos o exercício de identificá-los.

Atendo também por Visconde de Pau d´Alho (e isto tem a ver com o cheiro de minha terra – aí uma pista para pesquisadores ociosos). Sou um jornalista modesto, se é que isto existe, pois escolhi esse título honorífico de menor impacto, quando bem me poderia autoproclamar Marquês da Cocada Preta, Conde de Macuco ou Duque Sei-Lá-do-Quê.  A propósito, os títulos de nobreza (tiremos daí os reis e príncipes, gente de outra classe) são, em ordem decrescente de importância, duque, marquês, conde, visconde e barão, caso não me engana e a história – e ao dizer isto já denuncio este como um espaço dedicado à informação…

Apesar do velho adágio “nobreza obriga”, não sou muito de frequentar as ditas rodas sociais, muitas vezes parecidas com rodas da malandragem: vivo um tanto isolado do lufa-lufa da cidade, envolvido com meus livros, um tabuleiro de xadrez e uns discos de jazz e MPB. Quando acometido da fadiga do tédio, ou se quero sofrer um pouco, ligo a tevê, assisto a um noticiário, registro um monte de agressões à língua portuguesa, me canso e retorno à  rotina. Novela, não vejo nunca, pois meu masoquismo ainda não chegou a tais extremos. Nada de telefone nem zap-zap, não sei bem o que é rede social, para  mim rede é aquela coisa que os pobres do Nordeste usam em substituição à cama, e que os ricos têm nas casas de praia.

Procuramos fazer aqui, semanalmente, uma coluna, erguida com  as coisas que nos derem na telha, deixando a eventuais leitores espaço para os devidos xingamentos, pois vivemos, formalmente, em regime democrático. Diga-se ainda que, por se tratar de um espaço politico-ecológico, escolhi para musa da coluna aquela moça chegada a encontros religiosos em altos de goiabeiras – e de cujo nome, graças a Deus, já esqueci.

                                                                                              (BdePD)

3 respostas para “”

  • Adylson says:

    Caro Barão do Pau d’Alho
    Insinuas a razão por que do nome que se nos oferta através do espaço e, precipitadamente, esqueces de citar a ilustrada musa, que anda injustiçada nesta terra brasilis que não ama os seus, porque adora os alheios.

    Mas, percebamos quão injustos estamos para com a dita cuja. Agora atacada como raptora de índio. Em sua defesa já publicamos:

    “Não entendemos o porquê de tanta incompreensão diante do benfazejo gesto da ministra (em todos os sentidos), de que teria retirado indevidamente uma índia de sua família. A bondosa, graciosa, erudita e retórica e desprendida senhora, aura de beleza e porque não realçar sua dimensão visionária, apenas cumpriu uma orientação, que dirá, divina: de levar a menina para prepará-la para ver Cristo na goiabeira!”

    Abusando do convite à reflexão, aqui fica um forte e significativo abraço pelo retorno ao inconsciente de Ousarme Citoaian (porque o universo não anda assim tão paralelo) este outro ‘barão’, chegado a cortes, inclusive de goiabeira.

  • Adylson says:

    Onde se lê “porque não realçar” LEIA-SE por que não realçar.

  • O Barão says:

    Caro Adylson,
    Estamos em ásperos e “ecológicos” tempos: além da intolerância e da grosseria, estão em moda goiabeiras e laranjeiras…

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia