A Veracel e a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb) assinaram um convênio para o desenvolvimento da agricultura familiar na região. Um dos objetivos do projeto é dar apoio técnico para as famílias receberem orientações e se organizarem, gerando renda e obtendo autonomia em gestão. Além da posse da terra nas fazendas onde está sendo negociado um acordo, as famílias receberão assistência técnica para cultivar a terra de forma adequada e, com isso, gerar o próprio sustento.

vera ufsb
O diretor-presidente da Veracel, Andreas Birmoser, afirmou que foi uma solução criativa encontrada para formatar um modelo de equilíbrio e paz social no campo. “Nós deixamos para trás, nestas regiões, um histórico de reintegrações e reocupações e buscamos esta alternativa entre a empresa e os movimentos sociais, para que as famílias possam ter uma perspectiva de longo prazo, de cultivar a terra, viver desta terra onde elas estão hoje, desenvolvimento suas famílias e seus negócios”, disse Andreas.

 

De acordo com Gabriela Narezi, professora do Centro de Formação em Ciências Ambientais da Ufsb e coordenadora do projeto, o convênio firmado terá duração de cinco anos e será realizado em etapas. “A proposta é fazer  no primeiro ano, um diagnóstico junto às famílias e um diagnóstico ambiental e agrícola das áreas em que elas se encontram hoje”. “Já a partir do segundo ano, erstá prevista a implantação de áreas demonstrativas, ações de formação voltadas para a formação agrícola e beneficiamento e estratégias de comercialização desses produtos”, “, explicou a professora.