dandara (3)
Bagnoregio

Lançado no início do ano de 2018 em praticamente todas as plataformas (até mesmo iOS), Dandara é o nome do game desenvolvido pelo estúdio brasileiro Long Hat House. A história é bonita: você controla um temível guerreiro chamado Dandara e tem que livrar o mundo subjugado de um profundo mal que o dominou, representado por uma série de inimigos estranhos, rápidos e poderosos. A diferença é que o protagonista não anda ou corre como um personagem da maioria dos outros jogos. Em vez disso, eles se move para frente e para trás entre o chão e o teto de um cômodo.
dandara (4)

Além disso, Dandara apresenta toda a brasilidade com suas cores brilhantes, tropicais e maravilhosas que decoram o mundo inteiro, tornando o game muito mais convidativo para jogar do que outros títulos neste renascimento de estilo retrô em que você sente parte dele. Isso ajuda a trilha sonora de Thommaz Kauffmann que é extremamente rica, por este trabalho é considerado o músico de games brasileiros do ano de 2018.
dandara (2)

Há algumas coisas que se destacam. Para atacar os inimigos, você precisa carregar sua arma pressionando um botão, tornando o combate mais difícil do que seria. E às vezes os quartos entram em curva e giram, tornando a leitura de mapas uma necessidade secundária. Essas peculiaridades podem despertar o interesse de alguns jogadores em busca de um desafio maior. Mas o que é estranho é que eles também podem ser bem-vindos por jogadores casuais em dispositivos iOS, uma plataforma frequentemente ignorada para esses jogos ambiciosos, mas leves em recursos.
dandara (5)

Independentemente de qual tribo você pertence, Dandara é um mistério que se desponta em nosso horizonte. É uma pena que a história seja tão vaga, pois acho que os detalhes maiores teriam contribuído para a mística do jogo, algo que ainda envolve a vida real de Dandara, um guerreiro afro-brasileiro que lutou contra a escravidão no século XVII. Mal posso esperar para ver o que o estúdio Long Hat House poderá fazer no futuro, talvez até com esse personagem brilhante em outro jogo. O gosto da equipe em som e estilo é refrescante, e o mecanismo de flexão por gravidade nunca parece desorientador. Por vida a esse personagem epônimo ou outra criação original parece atraente, desde que estejamos prontos para outros desafios.