Foto_Alberto Coutinho_GOVBA (3)As mulheres que vêm do interior para fazer o tratamento oncológico no Hospital da Mulher e não possuem hospedagem em Salvador, poderão ter o suporte da Casa de Apoio à Mulher com Câncer. O espaço será construído nas proximidades do Hospital da Mulher, no Largo de Roma, de modo a facilitar o deslocamento de um ponto a outro durante o tratamento. As obras têm previsão de início ainda neste semestre.

A estrutura projetada irá abrigar até 120 mulheres, que, além de hospedagem, terão acesso a terapias ocupacionais e oficinas de capacitação. A Casa de Apoio incluirá também uma cozinha experimental, salas de convivência, um amplo refeitório e quartos individuais e duplos. O projeto arquitetônico será doado pelo arquiteto David Bastos.

Por não terem um ponto de apoio na capital, muitas mulheres abandonam o tratamento. Desde que foi inaugurado, há dois anos, o hospital recebe mulheres de toda a Bahia, sendo 62,2% do público oriundo do interior. No total, a unidade atingiu a marca de 216 mil atendimentos médicos e quase 128 mil atendimentos realizados pela equipe multiprofissional.

Baile de gala

Com o objetivo de arrecadar fundos para a construção da Casa de Apoio à Mulher com Câncer, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) vão promover um baile carnavalesco, inspirado na tradicional festa carnavalesca Mardi Gras, que acontece em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Toda a renda obtida será revertida para as obras da Casa de Apoio.

Idealizado pela primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, o evento ocorrerá no dia 22 de fevereiro, no Palácio da Aclamação. Os ingressos, a preço único de R$ 800, estão à venda na sede das Voluntárias Sociais, localizada na Rua Baronesa de Sauipe, nº 382, no Largo do Campo Grande, e no balcão de Ingressos da Line, no 2º Piso do Shopping da Bahia.

Para animar o público, estão confirmados shows de Luiz Caldas, Tatau e dos Irmãos Macedo.