hanna thame fisioterapia animal
prefeitura itabuna coronavirus 155 livros do thame

shopping jequitiba

Biofábrica implantou 15 projetos de mandiocultura no Extremo Sul da Bahia

Foto DivulgaçãoEm um ano, o Instituto Biofábrica de Cacau, por meio do Governo da Bahia, e as instituições parceiras do Plano de Ação Territorial da Mandiocultura (PAT Mandiocultura) implantaram 15 maniveiros, sete unidades demonstrativas e um maniveiro-guardião no Território de Identidade Extremo Sul. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) proporcionaram, ao longo de 2018, a entrega de 68.000 mudas de variedades indexadas para a implantação dessas unidades no território.

O Extremo Sul conta hoje com 23 variedades de maniva. Os maniveiros estão localizados em comunidades de agricultura familiar nos municípios de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Jucuruçu, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas.

Para o ano de 2019, o plano tem como objetivo a implantação de mais nove maniveiros no território de identidade e mais 29 unidades demonstrativas, além de unidades de multiplicação rápida, utilizando sistema de produção definido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A meta é aumentar em 40% a produtividade da mandioca no prazo de quatro anos.

Foto Divulgação (2)O plano pretende ainda: promover capacitação para os agricultores familiares, Dias de Campo, seminário e Festival Gastronômico, formação da Rota da Farinha e do Beiju, ações de comercialização dos produtos, constituição do centro de referência em mandiocultura, elaboração de projeto-conceito de farinha sustentável, identificação de 65 farinheiras e inauguração de três farinheiras sustentáveis no município de Alcobaça.

“O maniveiro-guardião recebeu algumas variedades melhoradas da Embrapa mandioca de mesa e indústria, que possuem alta capacidade produtiva e com ótima qualidade fitossanitária. No final de 2018 fizemos algumas indexações de materiais já existentes na região do extremo sul que possuem alta produtividade, porém com escassez do seu material propagativo nesta região. Em 2019, após constatar a qualidade fitossanitária através das indexações realizadas, reintroduziremos esses materiais nas cidades participantes do PAT Mandiocultura”, explica a coordenadora do Projeto Reniva na Biofábrica, Daniele Araújo.

O plano – O PAT Mandiocultura é um dos difusores do Projeto Reniva – rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária, numa parceria da Embrapa com a Biofábrica. O plano é composto por representantes dos 11 municípios do Extremo Sul da Bahia, e cada município possui o seu Comitê Gestor Local, que tem a atribuição de coordenar as ações junto aos agricultores familiares no município.

O plano é resultado de uma parceria entre o Banco do Nordeste, através do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), Núcleo Diretivo do Território, Secretarias Municipais de Agricultura, Fibria Papel e Celulose, Polímata Soluções Agrícolas e Ambientais, Cooperativa do Vale do Itaitinga (Cavi), Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), sindicatos de agricultores familiares, cooperativas, associações, do Estado da Bahia, Biofábrica e Embrapa Mandioca e Fruticultura.

A última plenária envolvendo instituições parceiras do PAT aconteceu no último mês de dezembro. Na oportunidade, foram apresentados o balanço das ações em 2018 e as prioridades para 2019. As unidades demonstrativas implantadas podem ser encontradas no Assentamento Assovale (Itamaraju), Assentamento Renascer (Itamaraju), Comunidade Boa Esperança (Alcobaça), Comunidade Pouso Alegre (Alcobaça), Comunidade Arara (Teixeira de Freitas), Comunidade Menino Jesus (Teixeira de Freitas) e Comunidade Juerana (Caravelas).

 

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
janeiro 2019
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031