euresPrefeitos baianos reelegeram por aclamação o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, nesta terça-feira (8). O pleito, que de forma inédita registrou chapa única, reconduz Eures ao cargo para o biênio 2019-2020, pregando unidade para fortalecer o movimento municipalista no estado.

“A UPB não sou eu nem uma diretoria. É cada um dos prefeitos”, afirmou Ribeiro ao ser empossado em cerimônia logo após a eleição. Ele destacou a unidade do municipalismo baiano afirmando que “apesar de ser chapa única, mais de 200 prefeitos compareceram”.

O gestor elegeu o pacto federativo como o desafio a ser enfrentado pelos municípios nos próximos anos. “Vamos buscar mais recursos para os municípios e descentralizar o bolo tributário concentrado na União”. Ribeiro também falou da importância da articulação com o legislativo e exaltou a parceria com o governo estadual. “Em estados como Minas Gerais os municípios brigam para receber o ICMS em dia, aqui na Bahia conseguimos a antecipação para poder nos socorrer no fechamento das contas”.

O governador Rui Costa também ressaltou a atuação do governo do estado em parceria com os municípios e defendeu a implementação da política dos consórcios e fortalecimento do modelo federativo, “com estados e municípios fortes”. “No Brasil, temos Federação, mas ao longo das décadas vem sendo fragilizada, tanto estado quando município. Acho que chegou a hora de inverter, mudar a regra do jogo”, argumentou o governador.

Nova diretoria
Presidente – Eures Ribeiro – Bom Jesus da Lapa
Vice-presidente Institucional – Marcus Paulo Alcantara Bomfim – Juazeiro
Vice-presidente Administrativo – Antonio Carvalho da Silva Neto – Araci
Primeiro Secretário – Rogério dos Santos Costa – Santo Estevão
Segundo Secretário – José Roberto Neves – Caculé
Primeiro Tesoureiro – Marco Aurélio dos Santos Cardoso – Santana
Segundo Tesoureiro – José Henrique Tigre – Belo Campo