cab pCom o objetivo de garantir mais saúde e segurança aos ilheenses e turistas que visitam a cidade, a Prefeitura de Ilhéus, por meio dos setores de Vigilância Sanitária e Núcleo de Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Saúde (Sesau), intensificou as ações de fiscalização nas cabanas de praia e ambulantes da orla litorânea sul de Ilhéus.

A ação ocorreu na segunda-feira (17), e contou com parceria com o setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Trânsito (Seintra), Secretaria de Turismo (Setur) e Guarda Civil Municipal (GCM). Na próxima quinta-feira (20), as equipes darão continuidade ao serviço.

A fiscalização se estenderá durante todo o verão, período de maior ocorrência das doenças transmitidas pelos alimentos (DTA), já que as altas temperaturas aceleram a deterioração de alimentos e favorecem a multiplicação de microrganismos causadores de problemas de saúde, com sintomas como náuseas e diarreia. É neste período que a cidade recebe maior quantidade de visitantes e aumenta a notificação deste agravo.

Segundo explica o chefe do setor de Vigilância da Saúde da Sesau, Gleidson Souza, são verificadas a limpeza dos ambientes, armazenamento, validade e manipulação dos alimentos, qualidade da água, higiene das instalações físicas, entre outros itens, nos estabelecimentos que comercializam alimentos na orla de Ilhéus. No comércio ambulante da praia, os fiscais verificam as condições de transporte e manipulação dos alimentos, assim como a conservação e validade.

Os fiscais da Seplandes ficaram responsáveis pela regularização física e cadastramento das cabanas, a equipe da Seintra avaliou a estrutura das barracas e a GCM garantiu a segurança da ação. O objetivo é fiscalizar todos os estabelecimentos que recebem grande quantidade de clientes no período da alta estação.