hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

shopping jequitiba

Sem meias Verdades

Eulina Lavigne

 

eulina lavigneQuando desejar saber se a verdade é meia ou é inteira, se alguém é dono ou inquilino da verdade, observe. Observe, principalmente se o discurso de quem prega está alinhado à sua ação. Porque muitas ditas verdades, são ditas aos ouvidos de quem quer ouvir exatamente o que está ouvindo. Muitas vezes a verdade está vestida de mentira e nos tornamos reféns da manipulação. Então, recomendo examinar direitinho.

Na caminhada de construção do nosso Ser, o ego, esta figura forte, prepotente, orgulhosa, cria um mundo mental fantasioso, injusto, falso, mora nele e ainda por cima se vitimiza. Ao longo da nossa jornada de vida é muito importante observar este nosso ego que a todo momento atrapalha, nos faz felinos e aciona aqueles velhos medos e, principalmente, o medo de ser destruído. Ou seja, da morte!

meias verdadesNos meus estudos sobre a psicologia esotérica, e chamo à atenção que a palavra esotérica tem um significado diferente da exotérica, li um aforismo do livro Luz no Caminho que diz assim: “Antes que a voz possa falar na presença do Mestre deve ter perdido o poder de ferir”.

Isto quer dizer o que mesmo? O que você achar que é. Reflita e tire as suas conclusões e vamos aproveitar o final do ano para fazer uma avaliação do que estamos pregando e de como estamos agindo. Este ano de eleição então, foi uma maravilha para vermos o quão as pessoas estão alinhadas aos seus discursos. Sem querer julgar ninguém e compreender que cada qual tem o seu grau de evolução e isto faz parte do caminho de todos nós. Inclusive do meu.

Voltando a nossa verdade, a meia verdade nos faz agir no mundo pela metade também. Em desequilíbrio, pois um pezinho está na frente e o outro está atrás. E junto com a meia verdade vem a desconfiança pois, se falta a outra metade da verdade ninguém junta os pés e reza a reza do pastor e diz amém. Confesso que hoje estou meio que jocosa. Rs

Já falei em artigo anterior, que quando percebia que os meus filhos mentiam, colocava-os em frente ao espelho e perguntava para quem estava mentindo. Quando faltamos com a verdade, faltamos com respeito a nós. Mentimos para nós e isto passa a ser tão natural para as nossas células inteligentes e pensantes que, muitas vezes, este comportamento vira lugar comum e nem percebemos que fazemos parte de uma grande mentira

Ninguém é dono da verdade, mesmo porque não existe uma única verdade e, no entanto, a palavra precisa ser bem-dita e condizer com a realidade.

Já dizia Drummond em seu poema sobre a verdade: a porta da verdade estava aberta, mas só deixava passar meia pessoa de cada vez. Assim não era possível atingir toda a verdade, porque a meia pessoa que entrava só trazia o perfil de meia verdade. E sua segunda metade voltava igualmente com meio perfil. E os meios perfis não coincidiam. ….Chegou-se a discutir qual a metade mais bela. Nenhuma das duas era totalmente bela. E carecia optar. Cada um optou conforme seu capricho, sua ilusão e sua miopia.

Aviso que sou míope! E uso óculos para me ajudar a cada vez mais alinhar os desejos da minha alma que, na verdade, este é o propósito de todos nós. E a caminhada é grande, desafiante e prazerosa se olharmos a verdade como aquilo que precisamos aprender para sermos melhores no mundo.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
dezembro 2018
D S T Q Q S S
« nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031