Itacaré 1Itacaré vai sediar o I Fórum de Culturas Populares e Identitárias e o Fórum de Agentes e Gestores Culturais Território Litoral Sul, nos dias 13 e 14 de dezembro, no Centro Cultural Porto de Trás. Durante os eventos serão realizados debates, reflexões, mesas redondas e apresentações da cultura popular. A realização é do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itacaré, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Cultura, Ser Mulher, Amurc e Universidade Estadual de Santa Cruz.

De acordo com a programação, o evento começa no dia 13 às 9 horas da manhã com a mostra cultural com artistas e grupos culturais de Itacaré, seguindo com diálogos entre os representantes da FAEG-Sul e parceiros e o lançamento do Cordel com a mestra Janete Lainha. Ao meio dia será a vez da Feijoada da Criola.

À tarde a programação continua às 13 horas com a oficina de Teatro com a atriz e diretora Eva Lima, oficina de Cultura e Direitos Humanos com Aline Setenta e as instalações fotográficas “O Bicho Caçador” e “Samba/Vamos pra Costa?”

Já no dia 14 as atividades começam às 8h30min com o Poranci do Povo Tupinambá, seguindo com a Mesa de Abertura do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itacaré, seguindo com a mesa redonda com o tema “Garantia de Direitos dos Povos Tradicionais. Ainda na parte da manhã acontecerá a construção da Carta dos Povos Tradicionais do Sul da Bahia.

As atividades do período da tarde começam com uma mesa redonda com o tema “A Cultura de Ponto a Ponto”. Logo depois será a vez da oficina de iniciação em Maracatu, com Ana Diniz, seguindo com a roda de conversa sobre Sambas, Estéticas e Resistências, com Silvandira Caldeira. O I Fórum de Culturas Populares e Identitárias e o Fórum de Agentes e Gestores Culturais Território Litoral Sul será encerrado às 19 horas com um cortejo cultural com Terno de Reis, grupos de capoeira e Maracatu.