chuvasA Defesa Civil de Itabuna segue em estado de alerta depois de receber mais de 60 chamados, sem gravidade, entre a noite de segunda-feira (03) e a manhã desta terça-feira (04). A equipe da Defesa Civil, comandada pelo coordenador Yuri Bandeira, não tem parado fazendo rondas em vários pontos da cidade que são vulneráveis a qualquer ocorrência de chuva. Os principais problemas identificados, de acordo com Bandeira, são alagamentos e deslizamentos de terras.

Na região da Bananeira, por exemplo, várias casas foram alagadas durante a madrugada, mas sem deixar famílias desalojadas. “Hoje a situação está mais tranquila, a água já começou a baixar”, informou Bandeira. E completou: “Já nos bairros Monte Cristo e Califórnia, casas ficaram comprometidas deixando algumas famílias desabrigadas”. Nos bairros Sinval Palmeira e Urbis IV, ainda na noite de ontem, a equipe trabalhou firme para desobstruir o canal que havia transbordado e alagado cerca de 20 residências.

“Os moradores do Condomínio Jubiabá, em Nova Ferradas, por exemplo, estão ilhados e só poderão sair depois que a água baixar. A rua de Palha também foi inundada”, informou o coordenador da Defesa Civil, Yuri Bandeira. Outros bairros que apresentam pontos de risco receberão a visita da DC durante todo o dia, a exemplo do Daniel Gomes e Maria Pinheiro. De acordo com a Climatempo, a previsão é de que o dia continue chuvoso em Itabuna, com 90% de chance de chuva e volume de água que chega a 30mm.