hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

UESC orienta sobre prevenção do câncer de próstata

prostSensibilizar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata é o objetivo da campanha internacional “Novembro Azul”. Para conscientizar a respeito da necessidade de prevenir a doença, foi criada a mobilização Novembro Azul. E a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) também faz parte dessa causa. Durante todo o mês fez a distribuição de cartões lembrando os homens a cuidar da saúde.

Nesta quarta-feira, (28), a Universidade Estadual de Santa Cruz está convocando a população masculina, para comparecer à Praça do Salobrinho onde serão realizadas diversas atividades. A programação inclui a realização de campeonato de dominó, aferição de pressão arterial, medição de peso, altura, IMC e circunferência abdominal; orientações nutricionais; e sobre saúde bucal; realização de terapias complementares; sorteios, entre outras ações.

A iniciativa é do projeto de extensão Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Metodologias de Enfermagem (NEPEMENF), através do Laboratório de Enfermagem Clínica, em parceria com a Unidade de Saúde do Salobrinho, Projeto Cuidar, curso de Nutrição da FTC.

A professora do Departamento de Ciências da Saúde  da UESC, Emanuela Cardoso da Silva informa que “o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido a esse tipo da doença.”

Segundo ela “dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, e presença de sangue na urina e/ou no sêmen podem ser sinais do câncer de próstata. Mas, atenção! O recomendado é se consultar regularmente com um especialista, pois quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura.”

“Comer uma grande variedade de vegetais e frutas diariamente, ser fisicamente ativo e manter um peso saudável são formas de prevenção do câncer de próstata. Cuide-se!” alerta ]a professora/Dra Emanuela.

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
novembro 2018
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930