ssajjjam (4)
Bagnoregio

Aproveitado um grande evento, a BGS 2018 – Brasil Game Show, que ocorreu no Centro Norte – São Paulo, em meados de outubro deste ano, para pinçar e tentar com uma entrevista arrastá-los mais fundo nas informações incríveis de dois monstros do Soud Designer dos jogos brasileiros, por contribuir muito para uma melhor compreensão da música, no seus trabalhos criativos com peças consagradas em todo o mundo, tanto o entrevistador Thiago Adamo como o entrevistado Ivo Kai.

ssajjjam (1)Conhecer os trabalhos de Ivo Kai quando entramos em contato (hoje) com registros: alguns links no Facebook, e outras redes sociais. Achávamos que era mais ou menos a musica eletrônica “usual”, então ficamos muito impressionados quando decidimos atropelar tudo: imediatamente pensamos em um trabalho de experimentação no formato de rádio com entrevista casual, assim pesquisando encontramos estes dois Músicos, Compositores e Sound Designer, em nosso maior foco: O Game.

Mas não foi tão fácil. Admitimos: houve resistência, desconforto, não conseguiram nos conquistar inicialmente. Foi só depois de conversar com amigos (um dos mais rigorosos punk e outro em contra ponto de referência para o estilo de música) que aceitamos baixar as barreiras que nos deixou conquistar pelos mundos sonoros do *Ivo Kai e **Thiago Adamo, superando inicialmente uma grande resistência de audições anteriores ao dos tempos das musicas eletrônicas e sua evolução, e deixando-nos encantar pela finesse na criação de sons e soluções nunca antes ouvidas, escutáveis em Games e filmes.

ssajjjam (5)O que é mais impressionante é a contextualização de uma história sonora, tanto no cinema quanto no áudio de um Game. Quando uma história é criada, o texto e a ideias lembram certos sons. Sentimos uma certeza que o texto é o fogo, mas ao mesmo tempo continua se ampliando em uma biblioteca de sons: pequenos pedaços podem funcionar como momentos de fala. O som sempre tem uma consonância com fenômenos visuais, emocionais, mais ou menos abstratos. Os profissionais de Soud Designer podem passar horas criando sons que lembram nuvens, cascatas de pepitas de ouro, fogos esvoaçantes, manchas roxas, medo, ansiedade, risos … Os melhores e piores entretenimentos da vida.

Fica evidente que as fontes inspiradoras em geral, podem ser qualquer coisa: desde uma música que se ouve, uma imagem, duas linhas escritas de um blog de ciência e arqueologia ou até mesmo um artigo de notícias. Se pode imaginar o que vem da vida dia após dia: na rua, em livros, em filmes … Tudo, mas tudo mesmo pode ser fonte de inspiração. Pela nossa pesquisa existem três pisos diferentes a seguir: musica principal, efeitos sonoros, recordações vogais e vozes ou sons dos “personagens”.

*Ivo Kai – brasileiro, mora em São Paulo – Compositor & Soud Designer de Filmes e Games, desde 2011, com trilhas sonoras originais de diferentes estilos, da Orquestra ao Eletrônico à Música Ambiental, até mesmo Fmod (áudio adaptativo e música para qualquer tipo de jogos)

**Thiago Adamo – brasileiro, São Paulo – Compositor & Designer de Som, Produtor Musical, Diretor de Educação e Negócios para Soud Designer de Games com a Escola virtual de sucesso: Game Audio Academy.