Caminha de Combate a aids Foto Waldir Gomes (1)A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) realizará no próximo dia 30, na avenida do Cinquentenário, uma Caminhada que marcará a abertura da Campanha Dezembro Vermelho, em Itabuna. A ação que antecede as comemorações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado no dia 1º de Dezembro, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância de prevenir e tratar as doenças sexualmente transmissíveis (IST’s) / HIV-Aids.

De acordo com a coordenadora do Cerpat, a enfermeira Fabrícia Moura Costa, a caminhada terá como ponto de concentração o Jardim do Ó, às 13 horas. “Além de toda sociedade itabunense que está sendo convidada para participar deste ato que é de extrema importância, contaremos também com a presença da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Secretarias de Assistência Social, Educação e de Saúde”, informou.

No dia 1º de Dezembro será realizada uma Feira de Saúde na Praça Olinto Leoni, centro de Itabuna, das 07 às 14 horas. Na oportunidade, serão ofertados serviços de teste rápido de HIV, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, espaço Kids para a criançada se divertir, entre outros. Para esta ação haverá uma forte parceria com Secretaria de Saúde/Atenção Básica, Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, além de organizações não governamentais ligadas ao assunto em questão.

“Estamos trabalhando muito para que não só estes dois eventos sejam um sucesso, como toda programação prevista para acontecer no mês de dezembro. Aproveito para informar que o Cerpat está aberto a solicitações/convites para que nossa equipe visite empresas com o objetivo de realizar testes rápidos de HIV”, finalizou a enfermeira Fabrícia Costa.