itac 1Cerca de 180 estudantes da Creche Municipal do Bairro Santo Antônio, em Itacaré, participaram durante esse semestre do projeto integrado de arte, música e literatura, que busca motivar as crianças através dos sons, desenvolver a oralidade através das canções, explorar a musicalidade, o ritmo, o movimento e possibilitar a integração das crianças para tornar o ambiente escolar ainda mais atrativo. O projeto também está sendo desenvolvido com os estudantes do bairro da Passagem.

O projeto está sendo realizado pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Educação, e culminância dos trabalhos na Creche do Bairro Santo Antônio foi na última sexta-feira, nos dois turnos, com direito a apresentação dos alunos. Esta semana será a vez do encerramento do projeto na Creche da Passagem. No palco a alegria e a empolgação das crianças, que entoaram músicas sobre os valores sociais. Na plateia o orgulho dos educadores, diretores da creche e dos idealizadores e realizadores do projeto.

As crianças têm a partir de dois anos e meio, mas não faltou neles a alegria, talento e vontade de participar. Cada um tocando da sua forma, cantando com o coração e desenvolvendo suas habilidades e a integração com os demais colegas. Para os professores, o projeto somou nessa primeira edição resultados altamente positivos. As aulas foram uma vez por semana em cada turma, mas a alegria dos alunos era tão grande que já ficam na expectativa do dia do projeto de música.

 

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, anunciou que a proposta é de dar continuidade ao projeto já a partir do primeiro semestre do próximo ano. O projeto consiste em levar música para todas as idades, principalmente os alunos do infantil e séries iniciais, tudo dentro do conteúdo didático que já vem sendo aplicado por cada creche ou escola. A equipe que desenvolve os trabalhos nas unidades escolares participa das reuniões de planejamento da escola e busca trabalhar com os alunos justamente esses conteúdos. E os resultados, segundo os diretores das escolas, já têm sido excelentes. A aula de música já é uma das mais aguardada pelos pequenos alunos. Nas salas de aulas os monitores trabalham com baterias, violões e flautas. E todos têm a oportunidade de tocar.

De acordo com o prefeito Antônio de Anízio, a ideia surgiu ao perceber o quanto a música está presente na vida e no dia a dia das crianças e como ela pode contribuir com a aprendizagem e com a formação dos futuros cidadãos. Ele explica que a música tem sido, em muitos casos, suporte para atender vários propósitos como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos, auxílio na memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores e na construção de estudantes muito mais sensíveis e preparados. E toda essa contribuição vem através das canções.

O projeto contou com a coordenação da professora Eliane Camargo, atual secretária de Educação, e do professor e Rafael Barros e com o monitoramento dos músicos Miguel Neto e Maestro Cláudio. Além de todos os objetivos gerais, a iniciativa busca ainda, segundo explicam os organizadores, proporcionar momentos agradáveis no período de adaptação escolar, vivenciar um clima de amizade e companheirismo, discutir valores como aceitar bem os outros, desenvolver a atenção e a concentração e fazer com que as crianças possam interagir e socializar-se.