hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Congresso Diocesano do Laicato reúne em Ilhéus mais de 40 paróquias da Bahias

festa Igreja Católica de Ilhéus 4

“Cristãos e leigos e leigas, sujeitos na ‘igreja em saída’, a serviço do reino” foi o tema discutido durante o Congresso Diocesano do Laicato, realizado domingo (25), em Ilhéus, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Após a solenidade de abertura, às 8 horas, o encontro contou com palestras, períodos de oração, apresentações artísticas, dentre outros momentos de evangelização. Representantes de mais de 40 paróquias da diocese de Ilhéus, que atende 27 municípios baianos, estiveram presentes.

festa Igreja Católica de Ilhéus 1

De acordo com Bruno Lemos, presidente da Comissão Diocesana de Leigos e Leigas e coordenador geral do congresso, informou que católicos que compõem a diocese de Ilhéus enviaram representantes ao evento que é um dos mais importantes do sul da Bahia. “Tivemos exposição e adoração ao Santíssimo feitas pelo padre Albidon”, disse.

Palestras – O padre Jôberth José dos Santos, da arquidiocese de Aracaju foi um dos palestrantes que falou sobre “Cristãos leigos, sujeitos na ‘igreja em saída’, a serviço do reino”; o coordenador diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade, Paulo Henrique Chagas, que discorreu sobre “Oração, formação e ação: o tripé para um cristão comprometido”; e o filósofo, teólogo e assessor espiritual do Movimento de Cursilhos de Cristandade, Francisco Luiz Bianchin (padre Xiko), diretor espiritual nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade.

Na ocasião, nos intervalos entre as palestras foram realizadas apresentações artísticas e show com “As Marias” que antecedeu a missa de encerramento, presidida pelo bispo diocesano de Ilhéus, dom Mauro Montagnoli. O Ano do Laicato é celebrado desde a solenidade de Cristo Rei de 2017 que foi encerrado nesta solenidade. Já o tema do Ano Nacional do Laicato, deriva do Documento 105 da CNBB, intitulado Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.

O Congresso Diocesano do Laicato foi coordenado pelo Conselho Diocesano dos Leigos/as, e o apoio de diversas pastorais, movimentos e serviços. Na oportunidade, o encontro celebrou e refletiu acerca da missão dos leigos e leigas na igreja católica e na sociedade, em referência ao Ano do Nacional do Laicato, promovido pela Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB).

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
novembro 2018
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930