hanna thame fisioterapia animal
livros do thame

Onomose em cães

Hannah Thame.

htA cinomose é uma doença muito comum e, provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre ela, que é popularmente conhecida como a doença “que cai dos quartos”, pois, em alguns casos, o animal para de andar. Para entender um pouco mais sobre essa doença é preciso saber que ela é causada por um vírus, acomete principalmente os cães e não se trata de uma zoonose, ou seja, não é transmissível para os seres humanos.

A transmissão ocorre de animal para animal através do contato com secreções contaminadas do nariz e da boca e os principais sintomas clínicos observados são: ressecamento do nariz e dos coxins (“almofadas das patas”), secreção nasal e ocular, febre, letargia e até mesmo convulsão e paralisia de membros. Além destes, o animal pode apresentar também sintomas respiratórios e digestivos, como vômito e diarreia.

O diagnóstico da cinomose pode ser feito através da anamnese e sinais clínicos e também com base em alterações observadas no exame de sangue, além da sorologia, que permite identificar de forma mais segura se o animal é ou não positivo para a doença, através da detecção de anticorpos presentes no organismo.

Animais diagnosticados com essa doença, muitas vezes eram sacrificados, pois se dizia não haver tratamento específico. Porém, atualmente, muitos Veterinários optam pelo tratamento sintomático e até mesmo usam medicamentos específicos contra o vírus, que ainda estão em fase de pesquisa. O grande problema dessa enfermidade é que ela pode deixar sequelas, como a paralisia de membros, ou seja, o animal pode ficar paraplégico ou até mesmo tetraplégico. Graças ao avanço da Medicina Veterinária, terapias alternativas, como Fisioterapia e Acupuntura têm sido utilizadas na tentativa de reverter essas sequelas, o que, muitas vezes, tem sido possível!

Fique sempre atento aos sinais que seu animal apresenta e nunca deixe de vacinar, pois é a forma mais eficaz de se prevenir essa e outras enfermidades.

(*) A Dra. Hannah Thame é Médica Veterinária e Mestre em Ciência Animal com ênfase em Sanidade Animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz

 

Imprimir Imprimir | Enviar Enviar

Dê seu voto:

Leave a Reply

Daniel Thame
Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

Busca por data
novembro 2018
D S T Q Q S S
« out   dez »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930