cacau sdrDirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e representantes do Banco do Nordeste (BNB), reuniram-se nesta quarta-feira (14), no município Itabuna, para discutir iniciativas estratégicas de acesso crédito, que irão impulsionar o desenvolvimento produtivo da cacauicultura. A agenda integrante as ações do Plano Operacional para o Cacau e Chocolate da Bahia 2018 – 2022, que tem por objetivo garantir o estímulo à competitividade da cadeia produtiva do cacau e o desenvolvimento socioeconômico dos territórios de identidade baianos.

Jeandro Ribeiro, chefe de gabinete da SDR, informou que o foco inicial dessa empreitada é promover o aumento da produção para os próximos cinco anos: “A gente enxerga que o acesso ao crédito é uma ação estruturante para a cadeia produtiva do cacau e hoje isso foi debatido de maneira intensa para definir as diretrizes. Em cinco anos teremos 40 mil hectares de cacau sendo financiados”.

Agricultores familiares beneficiados pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) empresa pública vinculada à SDR, e os agricultores cadastrados no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) terão prioridade nessa primeira etapa de acesso ao crédito no BNB. “A reunião foi excelente, pois discutimos todos os pontos e os gargalos que poderiam ter e nós esperamos, de fato, já agora em janeiro, começarmos a contratar essas operações por parte do Banco”, afirma Delcir dos Santos, gerente geral do BNB em Itabuna.

Raul Vale, do Centro de Pesquisa e Extensão da CEPLAC, salientou que “depois de alinharmos os últimos detalhes de programa de crédito, esperamos que ele tenha sucesso para toda região Cacaueira”. Contribuíram ainda no nivelamento das informações, que nortearam as etapas de acesso ao crédito o superintendente em exercício da CEPLAC, Antônio Zugaib e sua equipe.